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dc.contributor.advisorNogueról, Luiz Paulo Ferreira-
dc.contributor.authorAnjos, Ana Christian Mesquita dos-
dc.identifier.citationANJOS, Christian Mesquita dos. Transformação, destruição e perpetuação da cultura indígena andina feitas por Cristóbal de Albornoz, no século XVI. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem como temática o processo de catequização andina que ocorre no século XVI e XVII, desenvolve um panorama desse evento histórico a partir do argumento que sustenta a legitimidade da intervenção dos Reis Católicos no território e na cultura do Novo Mundo. Consequentemente faz-se necessário pontuar as estratégias estabelecidas pelos concílios para propagação da fé católica e da civilidade europeia. A tradução linguística e a tradução cultural são medidas estratégicas adotadas pelos clérigos para a conversão dos indígenas andinos, apresentadas neste trabalho como base para o hibridismo cultural, resultante do contato interétnico. Conclui que o resultado do processo de catequização é uma cultura andina colonial, evidenciada pela análise do documento “As Instruções para descobrir todas as Guacas do Peru e seus Camayos e riquezas” do Clérigo Cristóbal de Albornoz, documento que expressa a intenção de destruir a cultura “pagã”, mas diante da necessidade de conhecer a cultura do outro possibilita a perpetuação dessas culturas indígenas ou origina uma versão com inserção de conceitos cristãos e elementos cristianizados. Toda a construção argumentativa desenvolvida é baseada e limitada às possibilidades da principal fonte analisada.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordReligião e problemas sociaispt_BR
dc.subject.keywordPovos indígenaspt_BR
dc.subject.keywordAmérica Latina - históriapt_BR
dc.subject.keywordCultura indígenapt_BR
dc.titleTransformação, destruição e perpetuação da cultura indígena andina feitas por Cristóbal de Albornoz, no século XVIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-20T12:52:49Z-
dc.date.available2021-01-20T12:52:49Z-
dc.date.submitted2019-12-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26373-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The subject of this is the process of Andean catechization that takes place in the 16th and 17th centuries. For this, it develops a panorama of the historical event from the argument that supports the legitimacy of of the Catholic Kings' interventios in the territory and culture of the New World. It is necessary to emphasize the strategies established by the Councils for the spreading of the Catholic faith and European civility. Linguistic translation and cultural translation are strategic measures adopted by the clergy for the conversion of the Andean Indians, presented in this paper as a basis for the cultural hybridism resulting from interethnic contact, It concludes that the result of the catechization process is a colonial Andean culture, evidenced by analysis of the document “The Instructions to discover all the Guacas of Peru and their Camayos and riches” of the Cleric Cristóbal de Albornoz. This document expresses the intention of destroying the “pagan” culture, but in view of the need to know the culture of the other, it allows the perpetuation of these indigenous cultures or originates one with their insertion of Christian concepts and Christianized elements. All the argumentative construction developed is based and limited to the possibilities of the main source analyzed.pt_BR
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