Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26352
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CintiaClaraAraujoDeBrito_tcc (1).pdf306,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de artes : espaços (potencia)lizadores para os desenvolvimento criativo
Autor(es): Brito, Cíntia Clara Araújo de
Orientador(es): Café, Ângela Barcellos
Assunto: Teatro - ensino
Teatro - senso crítico
Teatro e sociedade
Teatro infanto-juvenil
Artes cênicas - ensino
Data de apresentação: 2-Dez-2019
Data de publicação: 19-Jan-2021
Referência: BRITO, Cíntia Clara Araújo de. O ensino de artes: espaços (potencia)lizadores para os desenvolvimento criativo. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—-Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como campo de pesquisa o teatro e suas potencialidades para o desenvolvimento do processo criativo em crianças e adolescentes, com o intuito de investigar as diferentes abordagens sobre os processos de criatividade, e de propiciar espaços, principalmente para que os alunos possam se reconhecer como seres sensíveis e criativos. Tem como objetivo observar e entender como o processo criativo se utiliza das propostas, em específico da arte teatral, para desenvolver de forma lúdica e estimulante a criatividade desses jovens. A pesquisa feita tem como base a análise qualitativa de como o ensino teatral pode acarretar em diferenças favoráveis e significativas para o desenvolvimento da percepção da criatividade, além da construção e preservação dos espaços brincantes como forma de impulsionar esse processo.
Abstract: The work proposed has as a field of research the theater and its potentialities for the development of the creative process in children and teenagers, with the purpose of investigating the different approaches on the creativity processes, providing physical spaces, especially for those students who need to recognize themselves as a potentially creative. It also aims to observe and understand how the creative process uses the proposals of theatrical art, specifically to develop in a playful and stimulating way the creativity of these young people. The research is based on the qualitative analysis of how theatrical teaching can lead to favorable differences for the development of the perception of creativity, beyond the construction and preservation of those physical spaces for playful as a way to improve this process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.