Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2635
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariadoCarmoLimadeVasconcelos.pdf205,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relevância dos valores do trabalho no comprometimento do trabalhor
Autor(es): Vasconcelos, Maria do Carmo Lima de
Orientador(es): Porto, Juliana Barreiros
Assunto: Valores do trabalho
Comprometimento organizacional
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 27-Jan-2012
Referência: VASCONCELOS, Maria Do Carmo Lima de. A relevância dos valores do trabalho no comprometimento do trabalhor. 2011. 48 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar possíveis relações entre valores relacionados ao trabalho e comprometimento organizacional normativo. Um grupo de 30 funcionários de uma agência bancária do Distrito Federal participou da pesquisa. Foram aplicados os questionários EVT, de Porto e Tamayo (2003) e Modelo de Conceitualização de Três Componentes do Comprometimento Organizacional, validado no Brasil por Medeiros e Enders (1991). A escala de valores do trabalho proposta por Porto e Tamayo (2003) é composta por quatro fatores: Realização, Estabilidade, Relações Sociais e Prestígio. A análise dos questionários demonstrou que os três primeiros fatores foram considerados importantes para o grupo. No entanto, o comprometimento normativo verificado entre os respondentes foi baixo. A pesquisa também revelou que entre os participantes que consideraram Estabilidade, Realização e Relações Sociais como importante, muito importante ou extremamente importante, existiam mais funcionários considerados descomprometidos do que comprometidos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2635
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons