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2017_CarolinaTeixeiraDasDores_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)490,45 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorOliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de-
dc.contributor.authorDôres, Carolina Texeira das-
dc.identifier.citationDÔRES, Carolina Texeira das. A Síndrome de Burnout a partir da percepção de professores. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO mal-estar docente é um tema muito atual e que cada vez mais vem afetando os professores, independente da área ou nível de atuação. É incontestável que, atualmente, uma grande quantidade de professores vivencia algum problema de saúde, seja físico e/ou psíquico. Isso pelo fato de que, ao longo da história o professor teve seu espaço de trabalho ameaçado e precarizado, o que acabou por gerar algumas consequências. O objetivo do trabalho é Investigar a percepção de professores do ensino fundamental e médio acerca do mal-estar docente e suas causas. O estudo contou com seis participantes do gênero feminino e dois do gênero masculino, com idade média de 36 anos, todos com curso de graduação e a maioria (6) com curso de pós-graduação. O tempo médio de formação dos participantes é de 11 anos e o tempo de atuação profissional no magistério é de, aproximadamente, 10 anos. Diante do exposto pelos professores entrevistados e da literatura pesquisada, acredita-se que o objetivo proposto nesse estudo foi alcançado, pois a maioria dos professores conhece sobre a temática e consegue identificar os vários fatores geradores de mal-estar como por exemplo, estresse, cansaço, falta de apoio dos pais, excesso de funções a serem desempenhadas, baixos salários, enxaqueca, entre outros fatores apontados, o que vai ao encontro com os fatores apontados pela literatura pesquisada.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBurnout (Psicologia)pt_BR
dc.subject.keywordProfessores - stress ocupacionalpt_BR
dc.subject.keywordSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subject.keywordQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.titleA Síndrome de Burnout a partir da percepção de professorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-18T14:15:07Z-
dc.date.available2021-01-18T14:15:07Z-
dc.date.submitted2017-12-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26345-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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