Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26344
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AnaStephanyFernandesCosta_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)530,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A saúde como tema transversal : como docentes percebem a Educação em Saúde no curso de Ciências Naturais
Autor(es): Costa, Ana Stephany Fernandes
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Educação em saúde
Ciências - estudo e ensino
Professores - formação
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)
Data de apresentação: 5-Dez-2017
Data de publicação: 18-Jan-2021
Referência: ROTTA, Jeane Cristina Gomes. A saúde como tema transversal: como docentes percebem a Educação em Saúde no curso de Ciências Naturais. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: A Constituição Federal de 1988 define saúde como direito de todos e dever do Estado, e sendo saúde sinônima de qualidade de vida, encontra-se diretamente ligada aos diretos fundamentais como: moradia, educação, alimentação, trabalho, lazer, entre outros. Tendo em vista a importância de atentar os padrões da educação para temáticas de cunho social, cultural e ético, os Parâmetros Curriculares Nacionais tem por objetivo nortear e ajudar os professores na construção da educação, de forma a abranger as questões externas inerentes ao desenvolvimento humano, fazendo com que o aluno se perceba como integrante, interligado e transformador do meio em que vive. Com isso temos a criação dos Temas Transversais. Os seis TT’s constituem eixos que cercam os PNC’s, são ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual e temas locais, e com eles pretende-se alcançar uma educação mais humana, realística e transformadora. O Papel do professor torna-se essencial nesse quesito, posto que este é visto como um espelho para grande parte da sociedade, e portanto a universidade que forma esse profissional deve ter uma atenção especial aos componentes de sua formação. A importância de uma formação multi e interdisciplinar, é explicita ao longo do PPP do curso de Ciências Naturais na Universidade de Brasília, uma vez que é entendido que uma formação continuada faz a diferença na construção desse professor. Entretanto, nem sempre essa formação se volta com valor para temas sociais como os exigidos nos PCN’s, os temas transversais até possuem o espaço nos cursos de licenciaturas, mas a forma como são trabalhados ainda tendem a um caráter vertical e engessado, como no caso da saúde, que é limitada, visto que esta ainda possui apenas o caráter de prevenção e melhora de hábitos, quase sempre ignorando questões paralelas que cercam essa temática. Torna-se então objetivo deste trabalho, analisar literaturas inerentes ao tema, de forma a embasar a justificativa da pesquisa, e os resultados desta, que investiga a visão dos docentes do curso de Ciências Naturais da Universidade de Brasília, campus de Planaltina, sobre a eficácia e a importância da temática ao longo do currículo exposto no PPP do curso.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.