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2017_AnaStephanyFernandesCosta_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)530,4 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorRotta, Jeane Cristina Gomes-
dc.contributor.authorCosta, Ana Stephany Fernandes-
dc.identifier.citationROTTA, Jeane Cristina Gomes. A saúde como tema transversal: como docentes percebem a Educação em Saúde no curso de Ciências Naturais. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA Constituição Federal de 1988 define saúde como direito de todos e dever do Estado, e sendo saúde sinônima de qualidade de vida, encontra-se diretamente ligada aos diretos fundamentais como: moradia, educação, alimentação, trabalho, lazer, entre outros. Tendo em vista a importância de atentar os padrões da educação para temáticas de cunho social, cultural e ético, os Parâmetros Curriculares Nacionais tem por objetivo nortear e ajudar os professores na construção da educação, de forma a abranger as questões externas inerentes ao desenvolvimento humano, fazendo com que o aluno se perceba como integrante, interligado e transformador do meio em que vive. Com isso temos a criação dos Temas Transversais. Os seis TT’s constituem eixos que cercam os PNC’s, são ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual e temas locais, e com eles pretende-se alcançar uma educação mais humana, realística e transformadora. O Papel do professor torna-se essencial nesse quesito, posto que este é visto como um espelho para grande parte da sociedade, e portanto a universidade que forma esse profissional deve ter uma atenção especial aos componentes de sua formação. A importância de uma formação multi e interdisciplinar, é explicita ao longo do PPP do curso de Ciências Naturais na Universidade de Brasília, uma vez que é entendido que uma formação continuada faz a diferença na construção desse professor. Entretanto, nem sempre essa formação se volta com valor para temas sociais como os exigidos nos PCN’s, os temas transversais até possuem o espaço nos cursos de licenciaturas, mas a forma como são trabalhados ainda tendem a um caráter vertical e engessado, como no caso da saúde, que é limitada, visto que esta ainda possui apenas o caráter de prevenção e melhora de hábitos, quase sempre ignorando questões paralelas que cercam essa temática. Torna-se então objetivo deste trabalho, analisar literaturas inerentes ao tema, de forma a embasar a justificativa da pesquisa, e os resultados desta, que investiga a visão dos docentes do curso de Ciências Naturais da Universidade de Brasília, campus de Planaltina, sobre a eficácia e a importância da temática ao longo do currículo exposto no PPP do curso.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação em saúdept_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordParâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)pt_BR
dc.titleA saúde como tema transversal : como docentes percebem a Educação em Saúde no curso de Ciências Naturaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-18T14:01:14Z-
dc.date.available2021-01-18T14:01:14Z-
dc.date.submitted2017-12-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26344-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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