Título: | Práticas Integrativas e Complementares em Saúde em Escolares : uma reflexão sobre a saúde emocional dos estudantes |
Autor(es): | Sampaio, Rayane Ferreira |
Orientador(es): | Andrade, Priscila Almeida |
Assunto: | Práticas Integrativas e Complementares (Saúde) Promoção da saúde Saúde mental Emoções nas crianças Mídia digital Desenvolvimento infantil |
Data de apresentação: | 2-Dez-2019 |
Data de publicação: | 18-Jan-2021 |
Referência: | SAMPAIO, Rayane Ferreira. Práticas Integrativas e Complementares em Saúde em Escolares: uma reflexão sobre a saúde emocional dos estudantes. 2019. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | As PICS têm um papel cada vez mais importante nas ações educativas, pois
suas intervenções tem como objetivo a prevenção de doenças no corpo e na
mente e a melhoria da qualidade de vida. A realização desse estudo possibilita
a contribuição para divulgar as vantagens e os benefícios que as PICS trazem
como forma de cuidado e atividade alternativa. Este estudo tem como objetivo
analisar as reportagens vinculadas na mídia eletrônica sobre as PICS como
estratégia de promoção para à saúde emocional dos alunos nas escolas,
divulgadas na internet no ano de 2016 a 2019. Trata-se de um estudo qualitativo
e quantitativo de caráter exploratório, descritivo com base em fontes secundárias
públicas disponíveis na internet, como publicações no facebook e notícias no
google. Foram encontradas durante o período de 2016 a 2019, 14 reportagens,
que foram consideradas o universo da pesquisa. As notícias analisadas são em
sua maioria no ano de 2019 e os meses em que mais tiveram notícias foi junho
e setembro. Foram citadas um total de 42 escolas, que realizam as práticas
integrativas com os alunos. O estado que teve o maior índice de escolas que
ofertam as práticas foi o Distrito Federal, com um total de 18 escolas, a maior
faixa etária citadas nas reportagens são de 7 a 12 anos sendo um total de 41%.
As PICS que é mais implementada nas escolas é a meditação com um
percentual de 27%, pois com ela os alunos aprendem a lidar com os sentimentos
e a ter maior familiarização das emoções, sendo a prática que mais ajuda com a
saúde emocional deles. Diante desses e outros fatos as notícias encontradas e
analisadas na mídia eletrônica apresentam informações relevantes quanto aos
benefícios das práticas integrativas, dando uma visão positiva sobre as PICS na
saúde emocional dos estudantes. Porém o assunto relacionado com o tema é
pouco transmitido pela mídia e até mesmo pela própria área, a pesquisa revela
que é preciso utilizar os meios de comunicação para divulgar suas ações
efetivas. |
Abstract: | PICS play an increasingly important role in educational actions, as their
interventions aim to prevent disease in the body and mind and improve the quality
of life. The realization of this study enables the contribution to publicize the
advantages and benefits that PICS bring as a form of care and alternative activity.
The aim of this study is to analyze the linked articles in the electronic media about
PICS as a strategy for promoting the emotional health of students in schools,
published on the Internet from 2016 to 2019. This is a qualitative and quantitative
exploratory study. , descriptive based on public secondary sources available on
the internet, such as facebook posts and news on google. During the period from
2016 to 2019, 14 reports were found, which were considered the research
universe. The news analyzed is mostly in the year 2019 and the months with the
most news were June and September. They were cited a total of 42 schools,
which perform the integrative practices with students. The state that had the
highest index of schools offering the practices was the Federal District, with a
total of 18 schools, the largest age group cited in the reports are from 7 to 12
years, a total of 41%. The PICS that is most implemented in schools is meditation
with a percentage of 27%, because with it students learn to deal with feelings and
have greater control of emotions, being the practice that helps most with their
emotional health. Given these and other facts, the news found and analyzed in
the electronic media provide relevant information regarding the benefits of
integrative practices, giving a positive view on PICS in the emotional health of
students. However, the subject related to the theme is little transmitted by the
media and even by the area itself, the research reveals that it is necessary to use
the media to publicize their effective actions. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.