Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26339
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GuilhermeHenriqueAlmeida_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)683,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Epidemia de sarampo no Brasil : a difusão de notícias na internet
Autor(es): Almeida, Guilherme Henrique de Souza Santos de
Orientador(es): Bastos, Larissa Grandi Vaitsman
Assunto: Sarampo
Informação em saúde
Notícias falsas
Comunicação em saúde
Vacinação
Fake news
Epidemias
Saúde pública
Data de apresentação: 27-Nov-2019
Data de publicação: 15-Jan-2021
Referência: ALMEIDA, Guilherme Henrique de Souza Santos de. Epidemia de sarampo no Brasil: a difusão de notícias na internet. 2019. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo teve o objetivo de analisar as notícias mais relevantes acerca do sarampo, veiculadas pela internet no mês de setembro de 2019, identificando no conteúdo destas quais foram os subtemas mais abordados no intuito de instigar uma discussão acerca das características da abordagem à temática por parte da referida mídia e ainda sobre a importância e o papel desta na disseminação de informações em saúde. Foi utilizada a pesquisa descritiva e exploratória para alcançar o cumprimento dos objetivos propostos. Observou-se uma frequente veiculação de informações relacionadas aos aspectos clínicos da doença, número de casos e óbitos, questões de vigilância em saúde e sobre a vacina contra o sarampo. Ainda assim, percebeu-se a necessidade de que os veículos noticiadores passem a contemplar mais enfática e frequentemente os subtemas das fake news e do movimento antivacina uma vez que estes fatores contribuíram para o ressurgimento do sarampo e influenciam ainda no aumento do surto, para que dessa forma eles sejam expostos para os receptores, bem como suas consequências para a saúde pública, no intuito de se estabelecer uma comunicação efetiva com a população que resulte na mobilização pela imunização e no combate às fake news em saúde.
Abstract: The study aimed to analyze the most relevant news about measles, served by internet during the month of September, 2019, identifying the most covered subthemes on their content in order to instigate a debate about the characteristics of the approach to the theme by online media and its importance and role in the dissemination of health information. Descriptive and exploratory research were used to achieve the proposed objectives. It was observed a frequent dissemination of information related to the clinical aspects of the disease, number of cases and deaths, health surveillance issues and measles vaccine. It was also perceived the need of a most emphatic and frequent approach by the vehicles to the subthemes “fake news” and the anti-vaccine movement, for their might heavily influence the resurgence of measles and its outbreak, in order to expose them to the receivers, as well their consequences for public health, to establish an effective communication with the population that results in mobilization by immunization and combat against the health “fake news”.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.