Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26327
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DeildealaBarrosFigueiredoOliveira_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)324,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comunicação no acolhimento : uma ferramenta a favor de uma melhor relação usuário-profissional
Autor(es): Oliveira, Deildeala Barros Figueiredo de
Orientador(es): Bastos, Larissa Grandi Vaitsman
Assunto: Humanização dos serviços de saúde
Comunicação em saúde
Acolhimento hospitalar
Profissionais de saúde
Data de apresentação: 4-Jul-2017
Data de publicação: 14-Jan-2021
Referência: OLIVEIRA, Deildeala Barros Figueiredo de. Comunicação no acolhimento: uma ferramenta a favor de uma melhor relação usuário-profissional. 2017. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Na Política de Humanização, o acolhimento é uma das principais diretrizes na promoção de humanização do atendimento, organização do serviço e fortalecimento do vínculo entre usuários e equipes de saúde. O objetivo deste trabalho é relatar a importância da comunicação no acolhimento, considerando que essa ferramenta desempenha um papel muito importante na relação entre profissional-usuário, que permite a humanização na interação. Como forma de melhorar o acolhimento, destaca-se a importância do diálogo e escuta, pois através deles se cria uma aproximação entre as pessoas, inicia-se um contato mais próximo, uma relação de integração de culturas, uma troca de experiências e vivências.
Abstract: On the Humanization Policy, reception is one of the main guidelines in the promotion of the humanization of care, of service orientation and for strengthening of the compliance between users and health teams. The purpose of this paper is to report on the importance of communication strategies for hospitality, considering that this tool plays a crucial role in the relationship between the healthcare professional and the user, allowing the humanization of the interaction. As a way to improve the hospitality, the importance of dialogue and listening is emphasized, since throught them a bond can be created between people involved and a closer contact is enabled - improving cultural integration throught an exchange of life experiences and perceptions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.