Título: | Acidentes de trânsito e o impacto na rede pública de saúde : uma descrição das internações e dos custos associados para o Sistema Único de Saúde no Distrito Federal do período de 2000 – 2016 |
Autor(es): | Sousa, Alex Alves de |
Orientador(es): | Ramalho, Walter Massa |
Assunto: | Acidentes de trânsito Hospitais - custo operacional Transporte urbano Transportes - trânsito de passageiros Transporte rodoviário Segurança de trânsito Indicadores de saúde |
Data de apresentação: | 26-Jun-2017 |
Data de publicação: | 14-Jan-2021 |
Referência: | SOUSA, Alex Alves de. Acidentes de trânsito e o impacto na rede pública de saúde: uma descrição das internações e dos custos associados para o Sistema Único de Saúde no Distrito Federal do período de 2000 – 2016. 2017. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Objetivo: Descrever os acidentes de transporte terrestre (ATT) por meio das
internações hospitalares e estimar os custos no Distrito Federal no período de 2000 a
2016. Método: Estudo descritivo de série temporal no qual foram utilizadas como fonte
de dados o SIH/SUS (Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de
Saúde) e dados do Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) para
descrição dos acidentes de trânsito, internações hospitalares e custos com as
internações na rede pública de saúde do Distrito Federal. Resultados: Registram-se
26.797 internações hospitalares na rede pública de saúde do Distrito Federal
ocasionadas por ATT segundo dados do SIH/SUS e 200.948 vítimas feridas em ATT
segundo dados do Detran-DF, no período de 2000-2016. Para ambos bancos de
dados, o sexo masculino com idade entre 20 e 29 anos prevalece como a principal
vítima de ATT. Dentre a quantidade de internações e quantidade de vítimas feridas
segundo grupo de causa, os motociclistas se destacam, sendo 32% e 29,4%,
respectivamente. Para os custos com internações hospitalares de vítimas de ATT
segundo grupo de causas, o custo total para o período de 2000-2016 foi de R$
29.883.795,24, sendo 31,0% para motociclistas traumatizados (R$ 9.270.264,33),
29,9% para ocupantes de automóveis traumatizados (R$ 8.944.279,71) e 28,6% para
pedestres traumatizados (R$ 8.553.543,58). Conclusão: As vítimas de ATT maior
destaque são do sexo masculino, pertencentes ao grupo de causa de motociclistas e
com faixa etária de 20 a 29 anos. Isso não significa que deva ser o principal foco de
atenção, pensar medidas para combater essa epidemia de ATT são de fundamental
importância. Buscar estratégias mais elaboradas e de médio e longo prazo podem
trazer benefícios, além da aplicabilidade de instrumentos fiscalizatórios, de
engenharia de tráfego e principalmente investimento em mobilidade urbana e
transportes públicos podem contribuir para redução da morbimortalidade no trânsito. |
Abstract: | Objective: Describe road transport accidents (ATT) through hospital admissions and
estimate costs in the Federal District from 2000 to 2016. Method: Descriptive study of
a time series in which the SIH / SUS (Hospital Information System for the Unified
Health System) and data from Detran-DF (Federal District Transit Department) were
used as a data source for describing traffic accidents, Hospital admissions and
hospitalization costs only in the public health system of the Federal District. Results:
26.797 hospitalizations were registered in the public health network of the Federal
District, caused by ATT according to data from the SIH / SUS and 200.948 victims
injured in ATT according to data from Detran-DF, in the period 2000-2016. For both
databases, males between the ages of 20 and 29 prevail as the main victim of ATT.
Among the number of hospitalizations and number of injured victims according to the
cause group, motorcyclists stand out, being 32% and 29.4%, respectively. For hospital
admission costs of ATT victims according to group of causes, the total cost for the
period 2000-2016 was R$ 29.883.795,24, of which 31.0% was for traumatized
motorcyclists (R$ 9.270.264,33), 29.9% for occupants of traumatized vehicles (R$
8.944.279,71) and 28.6% for traumatized pedestrians (R$ 8.553.543,58). Conclusion:
The most notable victims of ATT are males, belonging to the cause group of
motorcyclists and with ages ranging from 20 to 29 years. This does not mean that it
should be the main focus of attention, thinking measures to combat this ATT epidemic
are of fundamental importance. The search for more elaborate and medium- and longterm
strategies can bring benefits, as well as the applicability of control instruments,
traffic engineering and especially investment in urban mobility and public transport can
contribute to reduce morbidity and mortality in traffic. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2017. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.