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2017_AlexAlvesDeSousa_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)383,49 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorRamalho, Walter Massa-
dc.contributor.authorSousa, Alex Alves de-
dc.identifier.citationSOUSA, Alex Alves de. Acidentes de trânsito e o impacto na rede pública de saúde: uma descrição das internações e dos custos associados para o Sistema Único de Saúde no Distrito Federal do período de 2000 – 2016. 2017. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2017.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Descrever os acidentes de transporte terrestre (ATT) por meio das internações hospitalares e estimar os custos no Distrito Federal no período de 2000 a 2016. Método: Estudo descritivo de série temporal no qual foram utilizadas como fonte de dados o SIH/SUS (Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde) e dados do Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) para descrição dos acidentes de trânsito, internações hospitalares e custos com as internações na rede pública de saúde do Distrito Federal. Resultados: Registram-se 26.797 internações hospitalares na rede pública de saúde do Distrito Federal ocasionadas por ATT segundo dados do SIH/SUS e 200.948 vítimas feridas em ATT segundo dados do Detran-DF, no período de 2000-2016. Para ambos bancos de dados, o sexo masculino com idade entre 20 e 29 anos prevalece como a principal vítima de ATT. Dentre a quantidade de internações e quantidade de vítimas feridas segundo grupo de causa, os motociclistas se destacam, sendo 32% e 29,4%, respectivamente. Para os custos com internações hospitalares de vítimas de ATT segundo grupo de causas, o custo total para o período de 2000-2016 foi de R$ 29.883.795,24, sendo 31,0% para motociclistas traumatizados (R$ 9.270.264,33), 29,9% para ocupantes de automóveis traumatizados (R$ 8.944.279,71) e 28,6% para pedestres traumatizados (R$ 8.553.543,58). Conclusão: As vítimas de ATT maior destaque são do sexo masculino, pertencentes ao grupo de causa de motociclistas e com faixa etária de 20 a 29 anos. Isso não significa que deva ser o principal foco de atenção, pensar medidas para combater essa epidemia de ATT são de fundamental importância. Buscar estratégias mais elaboradas e de médio e longo prazo podem trazer benefícios, além da aplicabilidade de instrumentos fiscalizatórios, de engenharia de tráfego e principalmente investimento em mobilidade urbana e transportes públicos podem contribuir para redução da morbimortalidade no trânsito.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subject.keywordHospitais - custo operacionalpt_BR
dc.subject.keywordTransporte urbanopt_BR
dc.subject.keywordTransportes - trânsito de passageirospt_BR
dc.subject.keywordTransporte rodoviáriopt_BR
dc.subject.keywordSegurança de trânsitopt_BR
dc.subject.keywordIndicadores de saúdept_BR
dc.titleAcidentes de trânsito e o impacto na rede pública de saúde : uma descrição das internações e dos custos associados para o Sistema Único de Saúde no Distrito Federal do período de 2000 – 2016pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-14T11:23:56Z-
dc.date.available2021-01-14T11:23:56Z-
dc.date.submitted2017-06-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26324-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Objective: Describe road transport accidents (ATT) through hospital admissions and estimate costs in the Federal District from 2000 to 2016. Method: Descriptive study of a time series in which the SIH / SUS (Hospital Information System for the Unified Health System) and data from Detran-DF (Federal District Transit Department) were used as a data source for describing traffic accidents, Hospital admissions and hospitalization costs only in the public health system of the Federal District. Results: 26.797 hospitalizations were registered in the public health network of the Federal District, caused by ATT according to data from the SIH / SUS and 200.948 victims injured in ATT according to data from Detran-DF, in the period 2000-2016. For both databases, males between the ages of 20 and 29 prevail as the main victim of ATT. Among the number of hospitalizations and number of injured victims according to the cause group, motorcyclists stand out, being 32% and 29.4%, respectively. For hospital admission costs of ATT victims according to group of causes, the total cost for the period 2000-2016 was R$ 29.883.795,24, of which 31.0% was for traumatized motorcyclists (R$ 9.270.264,33), 29.9% for occupants of traumatized vehicles (R$ 8.944.279,71) and 28.6% for traumatized pedestrians (R$ 8.553.543,58). Conclusion: The most notable victims of ATT are males, belonging to the cause group of motorcyclists and with ages ranging from 20 to 29 years. This does not mean that it should be the main focus of attention, thinking measures to combat this ATT epidemic are of fundamental importance. The search for more elaborate and medium- and longterm strategies can bring benefits, as well as the applicability of control instruments, traffic engineering and especially investment in urban mobility and public transport can contribute to reduce morbidity and mortality in traffic.pt_BR
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



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