Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2631
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_NelsonVilemarLopesFerreiraGomes.pdf672,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliando o alinhamento entre o planejamento estratégico de negócios e o planejamento estratégico de tecnologia da informação : um estudo de caso no Sicoob Confederação
Autor(es): Gomes, Nelson Vilemar Lopes Ferreira
Orientador(es): Vicente, Victor Manuel Barbosa
Assunto: Planejamento estratégico
Negócios
Tecnologia da informação
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 27-Jan-2012
Referência: GOMES, Nelson Vilemar Lopes Ferreira. Avaliando o alinhamento entre o planejamento estratégico de negócios e o planejamento estratégico de tecnologia da informação: um estudo de caso no Sicoob Confederação. 2011. 96 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O alinhamento estratégico tem sido um tema abordado por vários autores contemporâneos e é visto como um poderoso instrumento de gestão organizacional, capaz de fornecer as condições para que a empresa possa atuar em consonância com as suas áreas de negócios a fim de otimizar recursos para o alcance eficaz de seus objetivos. Este estudo foi realizado numa organização que administra um sistema de cooperativas de crédito do Brasil, que possui um banco e uma rede de atendimento aos cooperativados que conta com 1700 pontos de presença na quase totalidade do território nacional. O método de pesquisa empregado foi o de estudo de caso e a coleta de dados se deu pela aplicação de questionário, constante do Anexo 1, com base no modelo de alinhamento estratégico proposto por Rezende (2002). A partir das respostas analisadas, pode-se identificar o nível de maturidade do alinhamento entre o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) e o Planejamento Estratégico de Negócios (PEN). O percentual médio de alinhamento estratégico do Sicoob, segundo a percepção de gestores e analistas da área de TI, foi de 42,6%. Segundo o modelo utilizado para essa mensuração, o construto que contribui com maior peso para a promoção do alinhamento estratégico é o Contexto Organizacional (CO) contrastando com o construto Pessoas ou Recursos Humanos (RH) que foi o que apresentou menor peso. Os resultados obtidos pela pesquisa destacaram elementos que poderão embasar futuros estudos, ressaltando a importância da harmonia entre as áreas de negócios da organização com a área de TI, buscando a otimização do desempenho e a eficácia almejada. Os demais resultados observados encontram-se nos detalhamentos das análises descritas. Esse estudo se propõe a contribuir para o resgate da visão moderna do planejamento da TI alinhado ao negócio empresarial, através de uma visão sistêmica da organização e descartando os velhos planos diretores com foco direcionado apenas a TI. A conclusão do estudo ratifica a relevância do alinhamento do PETI ao PEN e ressalta a necessidade dos recursos sustentadores serem trabalhados em conjunto, de modo adequado e competente, a fim de contribuírem para gestão de uma organização mais competitiva e inteligente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a Distância, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2631
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons