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Título: Orações existenciais com o verbo ter e a veiculação do juízo tético em português brasileiro : um estudo em redações escolares
Autor(es): Albuquerque, Luísa de Lumiére Braga
Orientador(es): Lunguinho, Marcus Vinícius da Silva
Assunto: Língua portuguesa - gramática
Língua portuguesa - português falado
Língua portuguesa - redação
Análise linguística
Data de apresentação: 13-Dez-2019
Data de publicação: 5-Jan-2021
Referência: ALBUQUERQUE, Luísa de Lumiére Braga. Orações existenciais com o verbo ter e a veiculação do juízo tético em português brasileiro: um estudo em redações escolares. 2020. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Neste artigo, analisamos as ocorrências de sentenças existenciais com o verbo ter, em detrimento do uso de haver em tais situações, na modalidade escrita do português brasileiro contemporâneo de textos de alunos de ensino médio e de pré-vestibular de Brasília – DF. O intuito deste trabalho é: a) entender o percurso histórico desses verbos; b) relacionar as atribuições de juízo a eles; e c) demonstrar a presença do julgamento tético dentro das existenciais com o verbo ter. Propomos comprovar que a mudança de uso entre os verbos tem como base a predileção do falante pelo juízo tético que as construções com ter apresentam. Por meio da análise de dados coletados em redações de vestibular, mostramos que o processo de gramaticalização das sentenças téticas em construções existenciais com o verbo ter já é cristalizado na forma escrita, apesar de ainda contar como desvio gramatical nas avaliações.
Abstract: In this article, we are going to analyze the incidences of existential sentences with the verb ter in contrast to the uses of haver into the writing modality of contemporary Brazilian Portuguese language present in essays of students in high schools and preparatory exam courses of Brasília – DF. This paper aims to: a) understand the historical background of these verbs; b) connect their respective meaning and functions; and c) shows the presence of the thetic judgement into the existential sentences with the verb ter. We propose to validate that the changes of use between these verbs are supported by the preferences of the speaker by the thetic prudence which structures with ter presents. By data-analysis collected from essays of exams, we show the development of grammaticalization of thetic sentences in existential constructions of the verb ter is already consolidated in written form, despite the fact it still counts as grammatical deviations in the exams.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2020.
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