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2020_LuisaDeLumiereBragaAlbuquerque_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)733,4 kBAdobe PDFver/abrir
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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLunguinho, Marcus Vinícius da Silva-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Luísa de Lumiére Braga-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Luísa de Lumiére Braga. Orações existenciais com o verbo ter e a veiculação do juízo tético em português brasileiro: um estudo em redações escolares. 2020. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2020.pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, analisamos as ocorrências de sentenças existenciais com o verbo ter, em detrimento do uso de haver em tais situações, na modalidade escrita do português brasileiro contemporâneo de textos de alunos de ensino médio e de pré-vestibular de Brasília – DF. O intuito deste trabalho é: a) entender o percurso histórico desses verbos; b) relacionar as atribuições de juízo a eles; e c) demonstrar a presença do julgamento tético dentro das existenciais com o verbo ter. Propomos comprovar que a mudança de uso entre os verbos tem como base a predileção do falante pelo juízo tético que as construções com ter apresentam. Por meio da análise de dados coletados em redações de vestibular, mostramos que o processo de gramaticalização das sentenças téticas em construções existenciais com o verbo ter já é cristalizado na forma escrita, apesar de ainda contar como desvio gramatical nas avaliações.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - gramáticapt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - português faladopt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - redaçãopt_BR
dc.subject.keywordAnálise linguísticapt_BR
dc.titleOrações existenciais com o verbo ter e a veiculação do juízo tético em português brasileiro : um estudo em redações escolarespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-05T13:31:54Z-
dc.date.available2021-01-05T13:31:54Z-
dc.date.submitted2019-12-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26289-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In this article, we are going to analyze the incidences of existential sentences with the verb ter in contrast to the uses of haver into the writing modality of contemporary Brazilian Portuguese language present in essays of students in high schools and preparatory exam courses of Brasília – DF. This paper aims to: a) understand the historical background of these verbs; b) connect their respective meaning and functions; and c) shows the presence of the thetic judgement into the existential sentences with the verb ter. We propose to validate that the changes of use between these verbs are supported by the preferences of the speaker by the thetic prudence which structures with ter presents. By data-analysis collected from essays of exams, we show the development of grammaticalization of thetic sentences in existential constructions of the verb ter is already consolidated in written form, despite the fact it still counts as grammatical deviations in the exams.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



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