Título: | Concepções de professores/as da rede pública de educação do Distrito Federal sobre inclusão escolar |
Autor(es): | Silva, Vanuza Célia Sales |
Orientador(es): | Nascimento, Carla Francini Hidalgo Terci Ferreira |
Assunto: | Educação inclusiva Professores e alunos |
Data de apresentação: | 16-Abr-2011 |
Data de publicação: | 26-Jan-2012 |
Referência: | SILVA, Vanuza Célia Sales. Concepções de professores/as da rede pública de educação do Distrito Federal sobre inclusão escolar. 2011. vii, 55 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo analisar as concepções de professores sobre inclusão escolar presentes na prática pedagógica de professores de escolas públicas do DF, visando instrumentalizar a relação do trabalho pedagógico para a construção de conhecimentos que permitisse transformar a prática pedagógica. Elaborou-se um roteiro de entrevista narrativa para os professores. Esses foram investigados a partir de suas práticas, para chegar a concepções, o que implica, conseqüentemente perceberem que concepções construíram no percurso de suas práticas de ensino e aprendizagem, e, possibilitando ressignificar essas na perspectiva da educação inclusiva. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados, por aproximação de sentido dos conteúdos levantados entre as participantes entrevistadas. As falas foram organizadas e agrupadas em categorias a partir dos temas cujos sentidos eram semelhantes, sendo essas denominadas por uma expressão que melhor as representasse pela força dos temas recorrentes. Verificou-se que o trabalho dos profissionais professores não é fundamentado em uma única concepção de inclusão, o que pôde ser demonstrado pela coexistência de várias percepções e práticas indistintas. Constatou-se que as abordagens dos profissionais da escola são permeadas pela prática intuitiva, discutindo-se, a partir da perspectiva sócio interacionista, as diversas possibilidades relacionais como espaço de aprendizagem para os atores da escola numa cultura colaborativa de desenvolvimento e inclusão escolar. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2627 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|