Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nascimento, Carla Francini Hidalgo Terci Ferreira | - |
dc.contributor.author | Silva, Vanuza Célia Sales | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Vanuza Célia Sales. Concepções de professores/as da rede pública de educação do Distrito Federal sobre inclusão escolar. 2011. vii, 55 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por objetivo analisar as concepções de professores sobre inclusão escolar presentes na prática pedagógica de professores de escolas públicas do DF, visando instrumentalizar a relação do trabalho pedagógico para a construção de conhecimentos que permitisse transformar a prática pedagógica. Elaborou-se um roteiro de entrevista narrativa para os professores. Esses foram investigados a partir de suas práticas, para chegar a concepções, o que implica, conseqüentemente perceberem que concepções construíram no percurso de suas práticas de ensino e aprendizagem, e, possibilitando ressignificar essas na perspectiva da educação inclusiva. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados, por aproximação de sentido dos conteúdos levantados entre as participantes entrevistadas. As falas foram organizadas e agrupadas em categorias a partir dos temas cujos sentidos eram semelhantes, sendo essas denominadas por uma expressão que melhor as representasse pela força dos temas recorrentes. Verificou-se que o trabalho dos profissionais professores não é fundamentado em uma única concepção de inclusão, o que pôde ser demonstrado pela coexistência de várias percepções e práticas indistintas. Constatou-se que as abordagens dos profissionais da escola são permeadas pela prática intuitiva, discutindo-se, a partir da perspectiva sócio interacionista, as diversas possibilidades relacionais como espaço de aprendizagem para os atores da escola numa cultura colaborativa de desenvolvimento e inclusão escolar. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Professores e alunos | en |
dc.title | Concepções de professores/as da rede pública de educação do Distrito Federal sobre inclusão escolar | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-26T23:03:21Z | - |
dc.date.available | 2012-01-26T23:03:21Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-26T23:03:21Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2627 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2627 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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