Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2623
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GabrielaRibeiroRamos.pdf1,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O serviço social no SESC/DF : a articulação entre atuação profissional e o Projeto Ético-Político
Autor(es): Ramos, Gabriela Ribeiro
Orientador(es): Duarte, Janaína Lopes do Nascimento
Assunto: Serviço social
Assistentes sociais
Neoliberalismo
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 26-Jan-2012
Referência: RAMOS, Gabriela Ribeiro. O serviço social no SESC/DF: a articulação entre atuação profissional e o Projeto Ético-Político. 2011. 114 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo trata do exercício profissional do Assistente Social no SESC/DF a fim de refletir e problematizar sua atuação nesse espaço sócio-ocupacional, no que se refere aos limites e possibilidades da ação deste profissional, articuladas ao projeto éticopolítico do Serviço Social. Cabe ressaltar que tal instituição se insere na lógica do “Terceiro Setor”, devido às investidas neoliberais como estratégia do capital diante da conjuntura de reestruturação capitalista. No pós-1970, em função das crises do capital, a relação Estado e sociedade sofre profundas alterações acarretando consequências na vida econômica, política e social da sociedade. Momento em que há uma desresponsabilização do Estado, ou seja, ocorre o deslocamento do trato da questão social do Estado para o “Terceiro Setor”.Essas transformações também ocasionam modificações para o Serviço Social, reconfigurando os espaços sócio-ocupacionais e requisitando novas formas de atuação para o Assistente Social. Essa pesquisa qualitativa, em que se utilizou o método dialético, teve por base a atual conjuntura que caracteriza e amplia o “Terceiro Setor”, a fim de refletir e problematizar sobre a atuação do Assistente Social, com enfoque no SESC/DF. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo foi articular a atuação do Assistente Social no SESC/DF, inserido na lógica do “Terceiro Setor”, com o projeto ético-político profissional, considerando as determinações do projeto neoliberal na atualidade. Alguns resultados podem ser destacados: a) sobrecarga de trabalho para as profissionais, principalmente após adequação a PL30 (Lei 12317/2010); b) existem demandas potenciais para o Serviço Social no SESC/DF, como na educação e na saúde que não são atendidas na atualidade por falta de pessoal; c) as profissionais do Serviço Social buscam articular sua atuação profissional com o projeto ético-político profissional, mas há tensão entre o projeto o projeto profissional e a sua condição de trabalhador assalariado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2623
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons