Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26215
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JoaoVictorDaSilva_RenatoDeSouzaRocha_tcc.pdf14,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sixstripes : uma experiência interativa de visualização de dados sobre representatividade LGBTQ
Autor(es): Silva, João Victor Maciel da
Rocha, Renato de Souza
Orientador(es): Cardoso, Suzana Guedes
Assunto: Representatividade social
Comunidade LGBT
Design Thinking
Design emocional
Visibilidade
Exploração de dados
Data de apresentação: 28-Jun-2019
Data de publicação: 22-Dez-2020
Referência: SILVA, João Victor Maciel da; ROCHA, Renato de Souza. Sixstripes: uma experiência interativa de visualização de dados sobre representatividade LGBTQ. 2019. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A representatividade é parte essencial da causa LGBTQ. É lutando por ela que a comunidade garante a preservação de sua identidade, direitos e seus espaços em uma sociedade cis-heteronormativa como a que vivemos. De forma a fomentar esse aspecto, o presente trabalho propõe a criação de uma plataforma digital que promova obras e personalidades LGBTQ para aquelas que são parte ou não da comunidade LGBTQ. Para tal, se utiliza da visualização de dados—apoiada pela metodologia do Design Thinking e princípios de Design Emocional—como uma ferramenta geradora de empoderamento e empatia para com a causa. Os testes iterativos realizados com diversos usuários em cada etapa do projeto atestaram a necessidade da plataforma, bem como a alinharam com os objetivos e as expectativas de funcionalidades, usabilidade, arquitetura de informação e impacto emocional do público-alvo. Assim, a plataforma digital Sixstripes se apresenta como meio de descobrir e compartilhar dados de pessoas e obras que são consideradas representativas para toda a comunidade LGBTQ.
Abstract: Representation is an integral part of the LGBTQ cause. By fighting for it, the community ensures the preservation of its own identity, rights and spaces in our cis-heteronormative society. To foment this, the present work proposes the creation of a digital platform that promotes LGBTQ works and personalities to people both inside and outside of the community. To achieve this goal, data visualization—supported by the Design Thinking framework and Emotional Design principles—is used as an empowerment- and empathy-generating tool in favour of the community. The iterative user-testing sessions executed during each of the project's phases attested the need for the platform, as well as aligned it with the target audience's objectives and expectations regarding features, usability, information architecture and emotional output. Thus, the Sixstripes digital platform shows itself as a medium for discovering and sharing data about people and works that are regarded as LGBTQ-representative.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.