Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cardoso, Suzana Guedes | - |
dc.contributor.author | Silva, João Victor Maciel da | - |
dc.contributor.author | Rocha, Renato de Souza | - |
dc.identifier.citation | SILVA, João Victor Maciel da; ROCHA, Renato de Souza. Sixstripes: uma experiência interativa de visualização de dados sobre representatividade LGBTQ. 2019. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A representatividade é parte essencial da causa LGBTQ. É lutando por ela que a
comunidade garante a preservação de sua identidade, direitos e seus espaços em uma
sociedade cis-heteronormativa como a que vivemos. De forma a fomentar esse aspecto, o
presente trabalho propõe a criação de uma plataforma digital que promova obras e
personalidades LGBTQ para aquelas que são parte ou não da comunidade LGBTQ. Para tal,
se utiliza da visualização de dados—apoiada pela metodologia do Design Thinking e
princípios de Design Emocional—como uma ferramenta geradora de empoderamento e
empatia para com a causa. Os testes iterativos realizados com diversos usuários em cada
etapa do projeto atestaram a necessidade da plataforma, bem como a alinharam com os
objetivos e as expectativas de funcionalidades, usabilidade, arquitetura de informação e
impacto emocional do público-alvo. Assim, a plataforma digital Sixstripes se apresenta como
meio de descobrir e compartilhar dados de pessoas e obras que são consideradas
representativas para toda a comunidade LGBTQ. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representatividade social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunidade LGBT | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design Thinking | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design emocional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Visibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exploração de dados | pt_BR |
dc.title | Sixstripes : uma experiência interativa de visualização de dados sobre representatividade LGBTQ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-22T01:00:35Z | - |
dc.date.available | 2020-12-22T01:00:35Z | - |
dc.date.submitted | 2019-06-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26215 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Representation is an integral part of the LGBTQ cause. By fighting for it, the
community ensures the preservation of its own identity, rights and spaces in our
cis-heteronormative society. To foment this, the present work proposes the creation of a
digital platform that promotes LGBTQ works and personalities to people both inside and
outside of the community. To achieve this goal, data visualization—supported by the Design
Thinking framework and Emotional Design principles—is used as an empowerment- and
empathy-generating tool in favour of the community. The iterative user-testing sessions
executed during each of the project's phases attested the need for the platform, as well as
aligned it with the target audience's objectives and expectations regarding features, usability,
information architecture and emotional output. Thus, the Sixstripes digital platform shows
itself as a medium for discovering and sharing data about people and works that are regarded
as LGBTQ-representative. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
|