Título: | Ninguém veio me atender : uma análise do consumo de moda pela juventude negra do DF |
Autor(es): | Silva, Luís Felipe Maracaípes Veleci da |
Orientador(es): | Valente, Suelen Brandes Marques |
Assunto: | Consumidores - comportamento de compra Decisão de compra Racismo Jovens Moda e comunicação Consumidores - preferência |
Data de apresentação: | 10-Jul-2019 |
Data de publicação: | 22-Dez-2020 |
Referência: | SILVA, Luís Felipe Maracaípes Veleci da. Ninguém veio me atender: uma análise do consumo de moda pela juventude negra do DF. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo identificar quais os fatores que caracterizam os
hábitos de consumo de moda da juventude autodeclarada negra do Distrito
Federal, Brasil. Para tanto, o estudo buscou, primeiramente, compreender o papel
do consumo nas sociedades ocidentais, bem como mapear historicamente os
elementos que contribuíram para a formação da identidade e das relações sociais
do negro brasileiro contemporâneo. Por fim, foi realizada uma pesquisa de campo
de teor descritivo-qualitativo, identificando os principais rituais de consumo de
moda dessa juventude e como suas experiências, individuais e coletivas, frente a
uma sociedade que possui o racismo institucional enraizado em sua estrutura,
influenciam o seu comportamento de consumo. Os resultados do trabalho
apontaram que os jovens aqui estudados constituem um grupo especial de
consumidores porque seus comportamentos em questões como a escolha de suas
influências de estilo, a escolha das marcas e lojas onde comprarão e a maneira
como se vestem no cotidiano, são determinados pela autoidentificação enquanto
parte da população negra. |
Abstract: | This paper aims to indentify which factors characterize the fashion consumption
habits of the Brazilian Distrito Federal’s self-declared black youth. Therefore, this
study sought, firstly, to comprehend the consumption’s role in western societies, as
well as map historically the elements that contributed to the formation of the
contemporary Brazilian black people identity and social relationships. At last, a field
research was developed labeled descriptive-qualitative, identifying this youth’s main
fashion consumption rituals and how their experiences, individual and colective,
against a society that possesses institucional racism rootend in its structure,
influence their consumption behavior. The results of this paper shows that the
studied youngsters correspond to a special consumers group because their
behaviors as a matter of choices of style influence, brand and stores where they will
buy and the way they usually are dressed a are set by self-identification as part of
the black population. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2019. |
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