Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim | - |
dc.contributor.author | Mayor, Juliana Simões Souto | - |
dc.identifier.citation | MAYOR, Juliana Simões Souto. Negócios de impacto do Distrito Federal: um estudo sobre a importância da comunicação. 2019. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A comunicação e o marketing são fundamentais para auxiliar os empreendedores a crescerem
e se manterem no mercado. O fortalecimento de uma marca depende da sua construção,
posicionamento, alinhamento e coerência com o tipo de negócio que representa. Com foco no
ecossistema local, no Distrito Federal, e através de um estudo acerca do tema, a pesquisa analisa
a comunicação dentro do empreendedorismo social e dos negócios de impacto. Assim, buscou-
se compreender a realidade de práticas sociais, ambientais e comunicacionais nesses negócios,
a forma que as ações foram efetivadas e que a marca foi construída. Para isso, foi realizado um
mapeamento e uma análise de perfil e de comunicação dos negócios de impacto de Brasília e
entorno na visão dos gestores, além do embasamento teórico de conceitos, contextualizações e
explorações de pesquisas na área. São essenciais um bom planejamento e a mensuração de
resultados no processo de construção do negócio e também no processo de atuação
comunicacional. É preciso valorizar a comunicação no processo de divulgar informações de
termos e conceitos da área utilizando uma linguagem clara e acessível, de explorar novos
espaços de diálogos, estudos e pesquisas para aprofundar o conhecimento acerca do tema.
Valorizar também e entender todas as fases e processos de marketing, para aplica-la de forma
eficiente, integrada e estruturada. Assim, através da comunicação, há também o fortalecimento
das marcas dos negócios de impacto e do ecossistema como um todo, favorecendo o
crescimento da área, a integração entre os stakeholders e possibilitando a expansão de
oportunidades, dentro outros benefícios. Os negócios de impacto se deparam com muitos
desafios, mas devem enfrentá-los para permanecer no mercado e fazer grandes contribuições
para o mundo, impactando as pessoas e o meio ambiente de forma positiva. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negócios de impacto social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empreendimento social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Responsabilidade social da empresa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação nas organizações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Stakeholders | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing - estratégias | pt_BR |
dc.title | Negócios de impacto do Distrito Federal : um estudo sobre a importância da comunicação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-18T22:55:27Z | - |
dc.date.available | 2020-12-18T22:55:27Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-02 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26202 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
|