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Título: Negócios de impacto do Distrito Federal : um estudo sobre a importância da comunicação
Autor(es): Mayor, Juliana Simões Souto
Orientador(es): Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim
Assunto: Negócios de impacto social
Empreendimento social
Responsabilidade social da empresa
Comunicação nas organizações
Stakeholders
Marketing - estratégias
Data de apresentação: 2-Dez-2019
Data de publicação: 18-Dez-2020
Referência: MAYOR, Juliana Simões Souto. Negócios de impacto do Distrito Federal: um estudo sobre a importância da comunicação. 2019. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A comunicação e o marketing são fundamentais para auxiliar os empreendedores a crescerem e se manterem no mercado. O fortalecimento de uma marca depende da sua construção, posicionamento, alinhamento e coerência com o tipo de negócio que representa. Com foco no ecossistema local, no Distrito Federal, e através de um estudo acerca do tema, a pesquisa analisa a comunicação dentro do empreendedorismo social e dos negócios de impacto. Assim, buscou- se compreender a realidade de práticas sociais, ambientais e comunicacionais nesses negócios, a forma que as ações foram efetivadas e que a marca foi construída. Para isso, foi realizado um mapeamento e uma análise de perfil e de comunicação dos negócios de impacto de Brasília e entorno na visão dos gestores, além do embasamento teórico de conceitos, contextualizações e explorações de pesquisas na área. São essenciais um bom planejamento e a mensuração de resultados no processo de construção do negócio e também no processo de atuação comunicacional. É preciso valorizar a comunicação no processo de divulgar informações de termos e conceitos da área utilizando uma linguagem clara e acessível, de explorar novos espaços de diálogos, estudos e pesquisas para aprofundar o conhecimento acerca do tema. Valorizar também e entender todas as fases e processos de marketing, para aplica-la de forma eficiente, integrada e estruturada. Assim, através da comunicação, há também o fortalecimento das marcas dos negócios de impacto e do ecossistema como um todo, favorecendo o crescimento da área, a integração entre os stakeholders e possibilitando a expansão de oportunidades, dentro outros benefícios. Os negócios de impacto se deparam com muitos desafios, mas devem enfrentá-los para permanecer no mercado e fazer grandes contribuições para o mundo, impactando as pessoas e o meio ambiente de forma positiva.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2019.
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