Título: | Negócios de impacto do Distrito Federal : um estudo sobre a importância da comunicação |
Autor(es): | Mayor, Juliana Simões Souto |
Orientador(es): | Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim |
Assunto: | Negócios de impacto social Empreendimento social Responsabilidade social da empresa Comunicação nas organizações Stakeholders Marketing - estratégias |
Data de apresentação: | 2-Dez-2019 |
Data de publicação: | 18-Dez-2020 |
Referência: | MAYOR, Juliana Simões Souto. Negócios de impacto do Distrito Federal: um estudo sobre a importância da comunicação. 2019. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A comunicação e o marketing são fundamentais para auxiliar os empreendedores a crescerem
e se manterem no mercado. O fortalecimento de uma marca depende da sua construção,
posicionamento, alinhamento e coerência com o tipo de negócio que representa. Com foco no
ecossistema local, no Distrito Federal, e através de um estudo acerca do tema, a pesquisa analisa
a comunicação dentro do empreendedorismo social e dos negócios de impacto. Assim, buscou-
se compreender a realidade de práticas sociais, ambientais e comunicacionais nesses negócios,
a forma que as ações foram efetivadas e que a marca foi construída. Para isso, foi realizado um
mapeamento e uma análise de perfil e de comunicação dos negócios de impacto de Brasília e
entorno na visão dos gestores, além do embasamento teórico de conceitos, contextualizações e
explorações de pesquisas na área. São essenciais um bom planejamento e a mensuração de
resultados no processo de construção do negócio e também no processo de atuação
comunicacional. É preciso valorizar a comunicação no processo de divulgar informações de
termos e conceitos da área utilizando uma linguagem clara e acessível, de explorar novos
espaços de diálogos, estudos e pesquisas para aprofundar o conhecimento acerca do tema.
Valorizar também e entender todas as fases e processos de marketing, para aplica-la de forma
eficiente, integrada e estruturada. Assim, através da comunicação, há também o fortalecimento
das marcas dos negócios de impacto e do ecossistema como um todo, favorecendo o
crescimento da área, a integração entre os stakeholders e possibilitando a expansão de
oportunidades, dentro outros benefícios. Os negócios de impacto se deparam com muitos
desafios, mas devem enfrentá-los para permanecer no mercado e fazer grandes contribuições
para o mundo, impactando as pessoas e o meio ambiente de forma positiva. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.