Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26201
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_WilkerCesarPereiraGuedes_tcc.pdf2,85 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comer ou “instagramear”? Um estudo sobre a fotografia de comida no Instagram
Autor(es): Guedes, Wilker César Pereira
Orientador(es): Machado, Fabíola Orlando Calazans
Assunto: Instagram (Rede social on-line)
Redes sociais on-line
Fotografia digital
Alimentação
Imagem fotográfica
Data de apresentação: 26-Jun-2018
Data de publicação: 18-Dez-2020
Referência: GUEDES, Wilker César Pereira. Comer ou “instagramear”? Um estudo sobre a fotografia de comida no Instagram. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Neste trabalho, pretende-se saber de que forma a fotografia de comida é consumida e compartilhada pelos millennials no aplicativo de rede social Instagram. Para isso, desenvolveu-se pesquisa exploratória bibliográfica e pesquisa de campo com inspiração etnográfica. Na primeira, recorreu-se a um quadro teórico diverso para investigar os possíveis porquês do uso dos sites de redes sociais. Além disso, se discorreu sobre a relação da fotografia e da comida com a sociedade e, também, sobre fotografia de comida. A partir desse referencial teórico, então, empregou-se a pesquisa de campo para aprofundar o estudo sobre o consumo e o compartilhamento de fotografia de comida no Instagram. Nessa etapa, 35 pessoas de idade entre 18 e 34 anos residentes no Distrito Federal foram entrevistadas. Um dos resultados principais dessa pesquisa verificou que consumir fotografia de comida no Instagram tem influenciado um comportamento característico, como o de tirar foto do alimento antes de consumi-lo, que ultrapassa o ambiente online e cria novos modos de ser na contemporaneidade.
Abstract: In this academic work, it is intended to know how food photography is consumed and shared by the millennials at Instagram, the social networking app. Therefore, was developed an exploratory bibliographical research and field research with ethnographic inspiration. At first, it was used a diverse theoretical framework to investigate the possible reasons for using social networking sites. Furthermore, it was discussed the relationship among photography and food, the liaison among food and society and also about food photography. From this theoretical reference, the field research was used for a deeply observation about consumption and sharing of food photography in Instagram. At this stage, 35 people aged between 18 and 34 years old, residing in Distrito Federal were interviewed. One of the main results of the research was that the act of consume food photography on Instagram has been influence a characteristic behavior, such as taking a photo of food before consuming it, and that goes beyond the online environment. It's creating new ways of being in contemporaneity.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Projeto final em Publicidade e Propaganda, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.