Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26176
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AndreiaMissiasAndraDeCarvalho_tcc.pdf868,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão pela educação : análise da política pública Pronatec/FIC no âmbito do IFG – Campus Senador Canedo
Autor(es): Carvalho, Andréia Missias Andrade de
Orientador(es): Tavares, Henrique Neuto
Assunto: Ensino profissionalizante
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC)
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 15-Dez-2020
Referência: CARVALHO, Andréia Missias Andrade de. Inclusão pela educação: análise da política pública Pronatec/FIC no âmbito do IFG – Campus Senador Canedo. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Anápolis – GO, 2019.
Resumo: A realidade brasileira em relação ao mundo do trabalho, apesar do período de retração que estamos vivendo, identifica que existem oportunidades de trabalho, porém inacessível a muitos indivíduos, principalmente devido à falta de capacitação e baixa escolaridade. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/FIC) foi criado com o intuito de ampliar a oferta de vagas na educação profissional e fornecer capacitação de curta duração aos trabalhadores. Esta pesquisa teve como intuito, portanto, verificar se a oferta de capacitação profissional através dos cursos Pronatec/FIC implementados pelo IFG – Câmpus Senador Canedo, fomentou a inserção dos indivíduos participantes no mercado de trabalho. Para que se pudesse alcançar os resultados, optou-se por uma abordagem de caráter qualitativo, pelo método exploratório, tendo sido feito análise documental e bibliográfica e coleta de dados por meio de entrevistas semiabertas, com questões semiestruturadas e roteiro simples, com colaboradores do programa vinculados ao IFG e egressos dos cursos oferecidos entre o segundo semestre de 2014 a 2017. Observamos que a percepção geral dos entrevistados em relação a aplicação da política é positiva, pois o programa disponibiliza o acesso gratuito a cursos cujo objetivo vai além da empregabilidade, proporcionando a melhora das condições sociais, econômicas e políticas de cada cidadão e da cidade onde os cursos são ofertados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.