Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Tavares, Henrique Neuto | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Andréia Missias Andrade de | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Andréia Missias Andrade de. Inclusão pela educação: análise da política pública Pronatec/FIC no âmbito do IFG – Campus Senador Canedo. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Anápolis – GO, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A realidade brasileira em relação ao mundo do trabalho, apesar do período de retração
que estamos vivendo, identifica que existem oportunidades de trabalho, porém inacessível a
muitos indivíduos, principalmente devido à falta de capacitação e baixa escolaridade. O
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/FIC) foi criado com o
intuito de ampliar a oferta de vagas na educação profissional e fornecer capacitação de curta
duração aos trabalhadores. Esta pesquisa teve como intuito, portanto, verificar se a oferta de
capacitação profissional através dos cursos Pronatec/FIC implementados pelo IFG – Câmpus
Senador Canedo, fomentou a inserção dos indivíduos participantes no mercado de trabalho.
Para que se pudesse alcançar os resultados, optou-se por uma abordagem de caráter
qualitativo, pelo método exploratório, tendo sido feito análise documental e bibliográfica e
coleta de dados por meio de entrevistas semiabertas, com questões semiestruturadas e roteiro
simples, com colaboradores do programa vinculados ao IFG e egressos dos cursos
oferecidos entre o segundo semestre de 2014 a 2017. Observamos que a percepção geral dos
entrevistados em relação a aplicação da política é positiva, pois o programa disponibiliza o
acesso gratuito a cursos cujo objetivo vai além da empregabilidade, proporcionando a melhora
das condições sociais, econômicas e políticas de cada cidadão e da cidade onde os cursos são
ofertados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) | pt_BR |
dc.title | Inclusão pela educação : análise da política pública Pronatec/FIC no âmbito do IFG – Campus Senador Canedo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-15T00:30:10Z | - |
dc.date.available | 2020-12-15T00:30:10Z | - |
dc.date.submitted | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26176 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão Pública Municipal
|