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dc.contributor.advisorTavares, Henrique Neuto-
dc.contributor.authorCarvalho, Andréia Missias Andrade de-
dc.identifier.citationCARVALHO, Andréia Missias Andrade de. Inclusão pela educação: análise da política pública Pronatec/FIC no âmbito do IFG – Campus Senador Canedo. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Anápolis – GO, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA realidade brasileira em relação ao mundo do trabalho, apesar do período de retração que estamos vivendo, identifica que existem oportunidades de trabalho, porém inacessível a muitos indivíduos, principalmente devido à falta de capacitação e baixa escolaridade. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/FIC) foi criado com o intuito de ampliar a oferta de vagas na educação profissional e fornecer capacitação de curta duração aos trabalhadores. Esta pesquisa teve como intuito, portanto, verificar se a oferta de capacitação profissional através dos cursos Pronatec/FIC implementados pelo IFG – Câmpus Senador Canedo, fomentou a inserção dos indivíduos participantes no mercado de trabalho. Para que se pudesse alcançar os resultados, optou-se por uma abordagem de caráter qualitativo, pelo método exploratório, tendo sido feito análise documental e bibliográfica e coleta de dados por meio de entrevistas semiabertas, com questões semiestruturadas e roteiro simples, com colaboradores do programa vinculados ao IFG e egressos dos cursos oferecidos entre o segundo semestre de 2014 a 2017. Observamos que a percepção geral dos entrevistados em relação a aplicação da política é positiva, pois o programa disponibiliza o acesso gratuito a cursos cujo objetivo vai além da empregabilidade, proporcionando a melhora das condições sociais, econômicas e políticas de cada cidadão e da cidade onde os cursos são ofertados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino profissionalpt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC)pt_BR
dc.titleInclusão pela educação : análise da política pública Pronatec/FIC no âmbito do IFG – Campus Senador Canedopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-15T00:30:10Z-
dc.date.available2020-12-15T00:30:10Z-
dc.date.submitted2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26176-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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