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https://bdm.unb.br/handle/10483/26174
Título: | Merenda escolar : um estudo de caso sobre as políticas públicas de acesso à alimentação adequada e de qualidade |
Autor(es): | Faria, Ana Lídia Gontijo de Araújo |
Orientador(es): | Costa, Ildenice Lima |
Assunto: | Alimentação escolar Crianças - nutrição Nutricionistas |
Data de apresentação: | 27-Abr-2019 |
Data de publicação: | 12-Dez-2020 |
Referência: | FARIA, Ana Lídia Gontijo de Araújo. Merenda escolar: um estudo de caso sobre as políticas públicas de acesso à alimentação adequada e de qualidade. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Esta pesquisa o objetivo de analisar a aceitação do cardápio da merenda escolar,
elaborado pela nutricionista do município, responsável por este serviço na Secretaria
Municipal de Educação, recebido na escola Municipal Professora Judith Leite. O
estudo leva em consideração o fato de que a alimentação é essencial ao ser
humano e que sua carência ou deficiência podem acarretar danos ao indivíduo,
neste sentido o Programa Nacional da Merenda Escolar, torna-se importante aliado
no processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Para este estudo, de
abordagem qualitativa e quantitativa, foram aplicados questionários aos alunos,
merendeiras, gestora e nutricionista sobre a alimentação escolar oferecida na
unidade, além da realização de pesquisa de campo e bibliográfica para a coleta de
dados. Percebeu-se que a maioria das crianças que merendam na escola aprovam
o cardápio e que o município atende as exigências do PNAE no que diz respeito a
contratação de um Nutricionista responsável pelo cardápio e prestação de contas. O
CAE-Conselho de Alimentação Escolar faz a conferência e aprovação. Também
evidenciou que não há ações educativas voltadas a alimentação de qualidade e
saudável na escola apesar da sua importância. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciências da Informação e Documentação, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Gestão Pública Municipal
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