Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26157
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CamilaGalvao_KatlynOliveira_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)496,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A brincadeira como ferramenta do desenvolvimento da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autor(es): Galvão, Camila de Souza da Silva
Oliveira, Katlyn Araújo Cavalcante de
Orientador(es): Sampaio, Juarez de Oliveira
Coorientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Transtorno do espectro autista
Brincadeiras
Jogos
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 9-Dez-2020
Referência: GALVÃO, Camila de Souza da Silva; OLIVERIA, Katlyn Araújo Cavalcante de. A brincadeira como ferramenta do desenvolvimento da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento com algumas características marcantes como a falta de atenção e a dificuldade de socialização, atraso na fala e no desenvolvimento motor, dificuldades em mudanças diárias, entre outras. O presente trabalho tem o objetivo fazer uma revisão da literatura acerca das influências da intervenção educacional por meio do brincar no desenvolvimento de crianças com TEA. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, baseada na busca de estudos que estão acessíveis aos estudantes de graduação em Educação Física, para que aprofundem conhecimentos sobre a relação entre a brincadeira e seu impacto no processo de desenvolvimento de crianças diagnosticadas com o transtorno do espectro autista. A investigação se baseou em fontes onlines, em português, como, Scielo- Scientific Electronic Library Online, Periódico Caps, Pubmed e Medline. A partir do estudo, observou-se que a literatura relata a existência de melhora no desenvolvimento da criança com TEA, sobretudo, se a criança sofre intervenções sistematizadas que envolvem o brincar.
Abstract: Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a developmental disorder with some striking features such as lack of attention and difficulty in socializing, speech delay and motor development, difficulties in daily changes, and others. The present work has the objective of investigating the influences of the intervention through play in the development of children with ASD. This is an exploratory bibliographic research, based on the search for studies that discuss this relationship between play and its impact on the development process of children diagnosed with autism spectrum disorder. The research was based on online sources such as Scielo- Scientific Electronic Library Online, Caps Periodical, Pubmed and Medline. From the study, it was observed that there is improvement in the development of the child, especially if the child undergoes systematized interventions that involve playing.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.