Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26128
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CarlosHenriqueSouzaCardoso_tcc.pdf313,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestor democrático nas instituições de ensino em Campos Belos Goiás : principais desafios na atualidade
Autor(es): Cardoso, Carlos Henrique Souza Santos
Orientador(es): Wilbert, Marcelo Driemeyer
Assunto: Democracia
Gestão escolar
Autonomia escolar
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 4-Dez-2020
Referência: CARDOSO, Carlos Henrique Souza Santos. Gestor democrático nas instituições de ensino em Campos Belos Goiás: principais desafios na atualidade. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Alto Paraíso – GO, 2019.
Resumo: Sabe se que o gestor possui uma importância fundamental na organização e no excelente funcionamento da instituição. O entendimento do conceito de gestão já pressupõe, em si, a ideia de participação, isto é, do trabalho associado de pessoas, analisando situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em conjunto. De acordo com Bastos (2008), pensar na gestão educacional é pensar em relações de poder altamente impregnadas pelas concepções vigentes na sociedade em que a escola se insere em sua complexidade de múltiplas relações de poder que emergem de sujeitos individuais e ou coletivos. O papel do gestor educacional como líder da instituição é fundamental. Por isso faz-se necessário refletir sobre o papel do gestor escolar, é inegável a importância da sua ação na escola para garantir as conquistas legais e a democratização das relações e do ensino. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar se os gestores das instituições públicas da região central do município de Campos Belos - GO, estão sendo participativos e democráticos. Diante do apresentado, este trabalho, justifica-se em analisar quais os desafios encontrados pelos gestores nos dias de hoje e se efetivamente estão sendo gestores democráticos nas instituições no qual atuam. O trabalho monográfico foi dividido em capítulos, o primeiro capítulo a introdução, o segundo Referencial Teórico abordando reflexões sobre a gestão democracia, ressaltando em seguida discussão dos principais desafios para os gestores escolares, o terceiro apresentará a metodologia do trabalho o quarto o resultado e discursão dos dados coletados e quinto as considerações finais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.