Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Wilbert, Marcelo Driemeyer | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Carlos Henrique Souza Santos | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Carlos Henrique Souza Santos. Gestor democrático nas instituições de ensino em Campos Belos Goiás: principais desafios na atualidade. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Alto Paraíso – GO, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sabe se que o gestor possui uma importância fundamental na organização e no excelente
funcionamento da instituição. O entendimento do conceito de gestão já pressupõe, em si, a ideia
de participação, isto é, do trabalho associado de pessoas, analisando situações, decidindo sobre
seu encaminhamento e agindo sobre elas em conjunto. De acordo com Bastos (2008), pensar
na gestão educacional é pensar em relações de poder altamente impregnadas pelas concepções
vigentes na sociedade em que a escola se insere em sua complexidade de múltiplas relações de
poder que emergem de sujeitos individuais e ou coletivos. O papel do gestor educacional como
líder da instituição é fundamental. Por isso faz-se necessário refletir sobre o papel do gestor
escolar, é inegável a importância da sua ação na escola para garantir as conquistas legais e a
democratização das relações e do ensino. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar
se os gestores das instituições públicas da região central do município de Campos Belos - GO,
estão sendo participativos e democráticos. Diante do apresentado, este trabalho, justifica-se em
analisar quais os desafios encontrados pelos gestores nos dias de hoje e se efetivamente estão
sendo gestores democráticos nas instituições no qual atuam. O trabalho monográfico foi
dividido em capítulos, o primeiro capítulo a introdução, o segundo Referencial Teórico
abordando reflexões sobre a gestão democracia, ressaltando em seguida discussão dos
principais desafios para os gestores escolares, o terceiro apresentará a metodologia do trabalho
o quarto o resultado e discursão dos dados coletados e quinto as considerações finais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Democracia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autonomia escolar | pt_BR |
dc.title | Gestor democrático nas instituições de ensino em Campos Belos Goiás : principais desafios na atualidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-04T17:59:45Z | - |
dc.date.available | 2020-12-04T17:59:45Z | - |
dc.date.submitted | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26128 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão Pública Municipal
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