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dc.contributor.advisorWilbert, Marcelo Driemeyer-
dc.contributor.authorCardoso, Carlos Henrique Souza Santos-
dc.identifier.citationCARDOSO, Carlos Henrique Souza Santos. Gestor democrático nas instituições de ensino em Campos Belos Goiás: principais desafios na atualidade. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Alto Paraíso – GO, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.pt_BR
dc.description.abstractSabe se que o gestor possui uma importância fundamental na organização e no excelente funcionamento da instituição. O entendimento do conceito de gestão já pressupõe, em si, a ideia de participação, isto é, do trabalho associado de pessoas, analisando situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em conjunto. De acordo com Bastos (2008), pensar na gestão educacional é pensar em relações de poder altamente impregnadas pelas concepções vigentes na sociedade em que a escola se insere em sua complexidade de múltiplas relações de poder que emergem de sujeitos individuais e ou coletivos. O papel do gestor educacional como líder da instituição é fundamental. Por isso faz-se necessário refletir sobre o papel do gestor escolar, é inegável a importância da sua ação na escola para garantir as conquistas legais e a democratização das relações e do ensino. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar se os gestores das instituições públicas da região central do município de Campos Belos - GO, estão sendo participativos e democráticos. Diante do apresentado, este trabalho, justifica-se em analisar quais os desafios encontrados pelos gestores nos dias de hoje e se efetivamente estão sendo gestores democráticos nas instituições no qual atuam. O trabalho monográfico foi dividido em capítulos, o primeiro capítulo a introdução, o segundo Referencial Teórico abordando reflexões sobre a gestão democracia, ressaltando em seguida discussão dos principais desafios para os gestores escolares, o terceiro apresentará a metodologia do trabalho o quarto o resultado e discursão dos dados coletados e quinto as considerações finais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDemocraciapt_BR
dc.subject.keywordGestão escolarpt_BR
dc.subject.keywordAutonomia escolarpt_BR
dc.titleGestor democrático nas instituições de ensino em Campos Belos Goiás : principais desafios na atualidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-04T17:59:45Z-
dc.date.available2020-12-04T17:59:45Z-
dc.date.submitted2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26128-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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