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https://bdm.unb.br/handle/10483/26126
Título: | Políticas afirmativas : a escolaridade como ferramenta |
Autor(es): | Pinto, Almir |
Orientador(es): | Tavares, Henrique Neuto |
Assunto: | Políticas públicas Educação Racismo |
Data de apresentação: | 28-Mai-2019 |
Data de publicação: | 3-Dez-2020 |
Referência: | PINTO, Almir. Políticas afirmativas: a escolaridade como ferramenta. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Anápolis - GO, 2019. |
Resumo: | O Brasil é um país de diversidade em muitas áreas da vida das pessoas. Essa pluralidade é
oriunda da enorme miscigenação que tanto aprendemos desde os pequenos anos de vida. Seja
num aspecto aglutinador, quando se fala que ela enriquece a formação brasileira; seja no
aspecto devastador quando prega que a superioridade de um grupo em relação a outro. As
políticas públicas são mecanismos para harmonizar estas diferenças.. Assim, as políticas
públicas com foco na educação tende a gerar os benéficos resultados propalados. Verificar os
marcos históricos e legais no Brasil sobre as políticas públicas concernentes as ações
afirmativas que objetivaram a redução da diferença de oportunidades através da educação.
Este trabalho se utiliza de pesquisa bibliográfica para descrever as circunstâncias envolvidas e
indicar aspectos relevantes referentes as políticas públicas visando a condução para a
igualdade das oportunidades no recorte racial, desta forma mostrando a efetividade destas
ações políticas. Concluiu-se que a educação, por sua vez, é um dos parâmetros de evolução e
desenvolvimento mais significativos e impactantes para o desenvolvimento dos grupos sociais. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Gestão Pública Municipal
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