Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26106
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaClaudiaRodriguesNascimento_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Promoção da saúde e desenvolvimento da autoestima em adolescentes escolares : uma revisão de literatura
Autor(es): Nascimento, Ana Claudia Rodrigues do
Orientador(es): Melo, Lídia Mara Aguiar Bezerra de
Assunto: Adolescentes - saúde mental
Promoção da saúde
Autoestima
Saúde mental
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 1-Dez-2020
Referência: NASCIMENTO, Ana Claudia Rodrigues do. Promoção da saúde e desenvolvimento da autoestima em adolescentes escolares: uma revisão de literatura. 2018. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A adolescência é uma fase de extrema importância para o desenvolvimento humano e é exatamente nesta fase que há mudanças físicas, sociais e psicológicas, muitas inseguranças, aumento das responsabilidades e aumento nos comportamentos de risco. Dessa forma é essencial que a promoção da saúde esteja presente na adolescência como disseminador de comportamentos saudáveis para estimular a autonomia e o autocuidado no que se refere aos mais diferentes aspectos, inclusive no âmbito emocional como a autoestima. A autoestima como indicador da saúde mental é de suma importância para a fase da adolescência e refleti nas diversas dimensões da vida dos jovens. Nesse sentido a educação física pode ser um meio para a promoção da saúde e da autoestima em adolescentes escolares.
Abstract: Adolescence is a phase of extreme importance for human development and it is precisely at this stage that there are physical, social and psychological changes, many insecurities, increased responsibilities and increased risk behaviors. Thus, it is essential that health promotion be present in adolescence as a disseminator of healthy behaviors to stimulate autonomy and self-care in the most different aspects, including in the emotional area such as self-esteem. Self-esteem as an indicator of mental health is of paramount importance for the adolescence phase and reflected in the various dimensions of young people's lives. In this sense, physical education can be a means to promote health and self-esteem in school adolescents.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.