Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/26100
Título: | Adaptações educacionais aplicadas a aula de natação para criança com Síndrome de Down : um estudo de caso |
Autor(es): | Jesus, Guilherme da Silva de |
Orientador(es): | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de |
Assunto: | Exercícios físicos Down, Síndrome de Educação física Natação |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 1-Dez-2020 |
Referência: | JESUS, Guilherme da Silva de. Adaptações educacionais aplicadas a aula de natação para criança com Síndrome de Down: um estudo de caso. 2018. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido através de uma experiencia pedagógica realizada no projeto extensão GENES – Natação Para Pessoas Especiais da Universidade de Brasília - UnB. A temática desse trabalho se situa na linha de pesquisa sobre Diferenciação Curricular, que possui como objetivo estudar as adaptações educacionais que assegurem que todos tenham acesso à educação inclusiva. Esse estudo denomina-se como caráter exploratório e qualitativo, consistindo em uma pesquisa pedagógica, no qual o pesquisador é um processo ativo da pesquisa. A discussão do problema de pesquisa, recorre ao conceito de Ciclo de Mediação de Vygotsky e a teoria de Experiencia de Aprendizagem Mediada de Feuerstein, para construir estratégias de flexibilidades educacionais adequadas a situação inerente do professor. A amostra de estudo é composta pelo educador, o próprio pesquisador e a educanda Cat, do sexo feminino e com 5 anos de idade. Enquanto o instrumento de pesquisa foram os insumos coletados através das aulas ministradas pelo pesquisador a educanda. Os dados obtidos fomentaram o processo de analises e discussões, mediante a situação em tela houve a necessidade de refletir sobre as estratégias educacionais do docente, com o intuito de compreender as dificuldades vivenciadas no processo de ensino e aprendizagem, concomitantemente foi possível delimitar mecanismos para lidar com situações aversivas relacionadas ao procedimento. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.