Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26100
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GuilhermeDaSilvaDeJesus_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)664,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Adaptações educacionais aplicadas a aula de natação para criança com Síndrome de Down : um estudo de caso
Autor(es): Jesus, Guilherme da Silva de
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Exercícios físicos
Down, Síndrome de
Educação física
Natação
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 1-Dez-2020
Referência: JESUS, Guilherme da Silva de. Adaptações educacionais aplicadas a aula de natação para criança com Síndrome de Down: um estudo de caso. 2018. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido através de uma experiencia pedagógica realizada no projeto extensão GENES – Natação Para Pessoas Especiais da Universidade de Brasília - UnB. A temática desse trabalho se situa na linha de pesquisa sobre Diferenciação Curricular, que possui como objetivo estudar as adaptações educacionais que assegurem que todos tenham acesso à educação inclusiva. Esse estudo denomina-se como caráter exploratório e qualitativo, consistindo em uma pesquisa pedagógica, no qual o pesquisador é um processo ativo da pesquisa. A discussão do problema de pesquisa, recorre ao conceito de Ciclo de Mediação de Vygotsky e a teoria de Experiencia de Aprendizagem Mediada de Feuerstein, para construir estratégias de flexibilidades educacionais adequadas a situação inerente do professor. A amostra de estudo é composta pelo educador, o próprio pesquisador e a educanda Cat, do sexo feminino e com 5 anos de idade. Enquanto o instrumento de pesquisa foram os insumos coletados através das aulas ministradas pelo pesquisador a educanda. Os dados obtidos fomentaram o processo de analises e discussões, mediante a situação em tela houve a necessidade de refletir sobre as estratégias educacionais do docente, com o intuito de compreender as dificuldades vivenciadas no processo de ensino e aprendizagem, concomitantemente foi possível delimitar mecanismos para lidar com situações aversivas relacionadas ao procedimento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.