Título: | Efeito da atividade física no desempenho das funções cognitivas no ambiente escolar : revisão da literatura |
Autor(es): | Peixoto, Luciana Roberta Tenório |
Orientador(es): | Vianna, Lauro Casqueiro |
Assunto: | Educação física escolar Exercícios físicos para crianças Atividade física Desempenho escolar |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 1-Dez-2020 |
Referência: | PEIXOTO, Luciana Roberta Tenório. Efeito da atividade física no desempenho das funções cognitivas no ambiente escolar: revisão da literatura. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Estudos empíricos vêm sugerindo que a atividade física em escolares pode trazer benefícios à saúde, como prevenção de cardiopatias e obesidade infantil. Aliado a isso, cresce a tendência de estudos voltados à temática das aplicações da neurociência à educação, em amplo crescimento quando associado a áreas de tecnologia e a neurociência. Novas evidências e explicações sobre a eficiência de exercício ou atividade física sobre a saúde e acuidade mental de escolares e até sobre o seu desempenho escolar. O objetivo deste trabalho é a realização de uma revisão bibliográfica que permita conhecer um conjunto de evidências sobre o efeito da atividade e do exercício físico sobre as funções cognitivas entre crianças, desde pré-escolares até o ensino fundamental. Foi realizada uma revisão bibliográfica seguindo uma adaptação do método PRISMA para levantamento dos dados. As bases de dados foram Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), PhysicNET e Scientific Electronic Library Online (SciELO), de abril a junho de 2018, a partir dos seguintes descritores: “physical activity”, “exercise type”, “workout”, “exercise intensity”, “exercise”, “information processing speed” e “cognitive function” combinados com operadores Booleanos “AND” ou “OR”. A busca inicial resultou em 49 artigos que após avaliar o título e resumo dos artigos, restaram 2 artigos indexados na SciELO, 1 artigos na LILACS e 6 PhysicNET para leitura na íntegra. Desses, 9 artigos cinco atenderam a todos os critérios de inclusão, englobando estudantes de 6 a 14 de anos de idade. Os artigos demonstraram que há muitas pesquisas que sugerem fortemente que a prática da atividade física com determinadas características podem levar ao aumento da habilidade cognitiva, no curto e no médio prazo. Demonstra-se também que é possível o planejamento de atividades físicas com bom efeito no desempenho cognitivo que não requeira necessariamente o uso de sistema eletromecânico ou computadorizados complexos. Fica claro que a área de pesquisa é muito promissora, e muito importante para o desenvolvimento do país. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.