Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26096
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_KaihanMatheusDeLimaTargino_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)636,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Jogos escolares : entre a concepção e a prática : dilemas entre o caráter pedagógico e a busca pelo rendimento
Autor(es): Targino, Kaihan Matheus de Lima
Orientador(es): Athayde, Pedro Fernando Avalone
Assunto: Esportes e educação
Educação física escolar
Data de apresentação: 10-Dez-2018
Data de publicação: 1-Dez-2020
Referência: TARGINO, Kaihan Matheus de Lima. Jogos escolares: entre a concepção e a prática: dilemas entre o caráter pedagógico e a busca pelo rendimento. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo tem como tema os Jogos Escolares e as possíveis contradições entre ser um evento com caráter educacional ou um mero reprodutor da lógica do alto rendimento. O objetivo foi analisar sobre essas possíveis tensões existentes e qual seria a predominância na esfera gerencial dos jogos. Examinou-se sobre o aspecto de participação, acessibilidade, adequação ao esporte escolar e alinhamento da fala do gestor com os documentos oficiais. Além da análise dos documentos oficiais dos Jogos Escolares no Distrito Federal, foi realizada uma entrevista com o gestor dessa política pública na Secretaria de Educação e leituras relacionadas ao tema. O resultado da discussão oscilou entre uma tentativa de educação pelo esporte e a reprodução de regras, premiações, punições e a busca pelo índice técnico, lógicas do esporte de alto rendimento. Por fim, chegou-se à conclusão que há um movimento em prol do esporte escolar no discurso do gestor, porém algumas adequações precisam ser realizadas por parte da gestão em seus documentos oficiais para atingir os objetivos educacionais.
Abstract: The present study has as theme School Games and its possible contradictions between an event with an educational character and a reproducer of high performance logic. The objective was to analyze these possible existing tension and what would be the predominance in the managerial sphere of games. It was analyzed the aspect of participation, accessibility, adequacy to the school sport and the manager's speech with the official documents. Besides of an analysis the official documents of the School Games in the Federal District, was made an interview conducted with the manager of public policy in the Department of Education and Readings related to this subject. The result of this discussion oscillated between an attempt of education by the sport and a reproduction of rules, awards, punishments and a search for the performance index, derivated from high performance sports. Finally, it was concluded that there is a movement in favor of school sports in the manager's discourse, but some adjustments need to be made by management in its official documents to achieve the educational objectives.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.