Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Athayde, Pedro Fernando Avalone | - |
dc.contributor.author | Targino, Kaihan Matheus de Lima | - |
dc.identifier.citation | TARGINO, Kaihan Matheus de Lima. Jogos escolares: entre a concepção e a prática: dilemas entre o caráter pedagógico e a busca pelo rendimento. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como tema os Jogos Escolares e as possíveis
contradições entre ser um evento com caráter educacional ou um mero
reprodutor da lógica do alto rendimento. O objetivo foi analisar sobre essas
possíveis tensões existentes e qual seria a predominância na esfera gerencial
dos jogos. Examinou-se sobre o aspecto de participação, acessibilidade,
adequação ao esporte escolar e alinhamento da fala do gestor com os
documentos oficiais. Além da análise dos documentos oficiais dos Jogos
Escolares no Distrito Federal, foi realizada uma entrevista com o gestor dessa
política pública na Secretaria de Educação e leituras relacionadas ao tema. O
resultado da discussão oscilou entre uma tentativa de educação pelo esporte e
a reprodução de regras, premiações, punições e a busca pelo índice técnico,
lógicas do esporte de alto rendimento. Por fim, chegou-se à conclusão que há
um movimento em prol do esporte escolar no discurso do gestor, porém
algumas adequações precisam ser realizadas por parte da gestão em seus
documentos oficiais para atingir os objetivos educacionais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Esportes e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.title | Jogos escolares : entre a concepção e a prática : dilemas entre o caráter pedagógico e a busca pelo rendimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-01T22:14:13Z | - |
dc.date.available | 2020-12-01T22:14:13Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26096 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study has as theme School Games and its possible contradictions
between an event with an educational character and a reproducer of high
performance logic. The objective was to analyze these possible existing tension
and what would be the predominance in the managerial sphere of games. It
was analyzed the aspect of participation, accessibility, adequacy to the school
sport and the manager's speech with the official documents. Besides of an
analysis the official documents of the School Games in the Federal District, was
made an interview conducted with the manager of public policy in the
Department of Education and Readings related to this subject. The result of this
discussion oscillated between an attempt of education by the sport and a
reproduction of rules, awards, punishments and a search for the performance
index, derivated from high performance sports. Finally, it was concluded that
there is a movement in favor of school sports in the manager's discourse, but
some adjustments need to be made by management in its official documents to
achieve the educational objectives. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|