Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26096
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_KaihanMatheusDeLimaTargino_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)636,58 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAthayde, Pedro Fernando Avalone-
dc.contributor.authorTargino, Kaihan Matheus de Lima-
dc.identifier.citationTARGINO, Kaihan Matheus de Lima. Jogos escolares: entre a concepção e a prática: dilemas entre o caráter pedagógico e a busca pelo rendimento. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como tema os Jogos Escolares e as possíveis contradições entre ser um evento com caráter educacional ou um mero reprodutor da lógica do alto rendimento. O objetivo foi analisar sobre essas possíveis tensões existentes e qual seria a predominância na esfera gerencial dos jogos. Examinou-se sobre o aspecto de participação, acessibilidade, adequação ao esporte escolar e alinhamento da fala do gestor com os documentos oficiais. Além da análise dos documentos oficiais dos Jogos Escolares no Distrito Federal, foi realizada uma entrevista com o gestor dessa política pública na Secretaria de Educação e leituras relacionadas ao tema. O resultado da discussão oscilou entre uma tentativa de educação pelo esporte e a reprodução de regras, premiações, punições e a busca pelo índice técnico, lógicas do esporte de alto rendimento. Por fim, chegou-se à conclusão que há um movimento em prol do esporte escolar no discurso do gestor, porém algumas adequações precisam ser realizadas por parte da gestão em seus documentos oficiais para atingir os objetivos educacionais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEsportes e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.titleJogos escolares : entre a concepção e a prática : dilemas entre o caráter pedagógico e a busca pelo rendimentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-01T22:14:13Z-
dc.date.available2020-12-01T22:14:13Z-
dc.date.submitted2018-12-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26096-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study has as theme School Games and its possible contradictions between an event with an educational character and a reproducer of high performance logic. The objective was to analyze these possible existing tension and what would be the predominance in the managerial sphere of games. It was analyzed the aspect of participation, accessibility, adequacy to the school sport and the manager's speech with the official documents. Besides of an analysis the official documents of the School Games in the Federal District, was made an interview conducted with the manager of public policy in the Department of Education and Readings related to this subject. The result of this discussion oscillated between an attempt of education by the sport and a reproduction of rules, awards, punishments and a search for the performance index, derivated from high performance sports. Finally, it was concluded that there is a movement in favor of school sports in the manager's discourse, but some adjustments need to be made by management in its official documents to achieve the educational objectives.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.