Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26081
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GessicaSilvaGirao_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Formal ou informal? : o uso do Whatsapp na comunicação interna do Tribunal de Contas da União
Autor(es): Girão, Géssica Silva
Orientador(es): Curvello, João José Azevedo
Assunto: Comunicação organizacional
Comunicação interna
WhatsApp (Rede social on-line)
Tribunal de Contas da União (TCU)
Data de apresentação: 8-Jul-2019
Data de publicação: 30-Nov-2020
Referência: GIRÃO, Géssica Silva. Formal ou informal?: o uso do Whatsapp na comunicação interna do Tribunal de Contas da União. 2019. 55 f., il . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho busca discutir o uso do Whatsapp como ferramenta de comunicação interna em órgãos públicos. Utilizando a metodologia de estudo de caso, foi escolhido o Tribunal de Contas da União por sua complexidade, relevância e abrangência nacional. Também foi feita uma revisão bibliográfica e documental de dados secundários. O uso do Whatsapp como ferramenta já é difundido no órgão favorecendo uma comunicação menos hierárquica e formal. O Tribunal reconhece a abrangência e inevitabilidade do uso do aplicativo e começou a criar diretrizes de uso, baseado em um levantamento entre seus próprios servidores.
Abstract: The present work seeks to discuss the use of Whatsapp as an internal communication platform in public agencies. Using the case study methodology, the Court of Audit of the Union (Tribunal de Contas da União) was chosen because of its complexity, relevance and national coverage. A bibliographic and documentary review of secondary data was also done. The use of Whatsapp as a tool is already widespread in the agency, favoring a less hierarchical and formal communication. The agency recognizes the scope and inevitability of using the application and has begun to create usage guidelines based on a survey of its own servers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.