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Título: Otimização topológica de pistão em suspensão a ar
Autor(es): Missio, Luiz Henrique Dal Castel
Orientador(es): Albuquerque, Éder Lima de
Assunto: Suspensão (Veículos)
Veículos
Elementos finitos
Data de apresentação: 20-Nov-2019
Data de publicação: 30-Nov-2020
Referência: MISSIO, Luiz Henrique Dal Castel. Otimização topológica de pistão em suspensão a ar. 2019. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho apresenta um projeto de otimização estrutural topológica em pistões utilizados em atuadores de suspensões a ar. São apresentados os principais tipos de suspensão utilizadas em veículos de passeio e comerciais, bem como detalhes sobre o funcionamento de suspensões a ar e sua tendência de adoção no mercado. Tipos de processo de otimização são revisados na literatura e a otimização topológica é escolhida como o procedimento adequado para otimizar o pistão visando diminuir a utilização de material em sua fabricação enquanto mantém-se sua aplicabilidade no projeto. Dados de geometria e material são obtidos através das fabricantes, e as forças envolvidas no funcionamento do pistão são estimadas com base em testes de fábrica. Um modelo em elementos finitos no programa Simulia Abaqus foi desenvolvido e testes de convergência de malha são executados para a escolha de elementos de malha utilizados. A otimização é executada em diversas rodadas de simulações e é apresentada uma nova geometria utilizando um volume menor que mantém a funcionalidade da peça. Considerações sobre os custos e benefícios associados à otimização topológica são apresentadas.
Abstract: This work presents a topology optimization project applied to pistons used in air spring suspension actuators. The main types of vehicle suspensions are presented as well as details about the operation of air spring suspensions and their market adoption trends. Different types of optimization processes are reviewed and the topology optimization is chosen to be the adequate procedure used to optimize the piston when aiming to reduce the amount of material used while keeping its application. Geometry and material data is obtained from the manufacturer and loads during operation are estimated based on factory tests. A finite element model is developed using the software Simulia Abaqus and a mesh convergence analysis is performed in order to choose element type and mesh size. The optimization is performed through numerous simulation rounds, and a new geometry using less material is presented. Considerations on costs and benefits associated to the topology optimization are presented.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019.
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