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Título: Aplicação de extensometria a suspensão de protótipo de fórmula SAE com auxílio de análise por elementos finitos
Autor(es): Pereira, Luiz Felipe Morais
Orientador(es): Ferreira, Jorge Luiz de Almeida
Coorientador(es): Veloso, Luís Augusto Conte Mendes
Assunto: Elementos finitos
Extensômetro
Suspensão (Veículos)
Deformações e tensões
Data de apresentação: 27-Nov-2019
Data de publicação: 30-Nov-2020
Referência: PEREIRA, Luiz Felipe Morais. Aplicação de extensometria a suspensão de protótipo de fórmula SAE com auxílio de análise por elementos finitos. 2019. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A análise de tensões em um projeto é de suma importância para um funcionamento pleno de um sistema mecânico. Para tal, foram desenvolvidos inúmeros recursos para a comparação dos valores de tensão obtidos em cálculos e formulações teóricas com os valores encontrados nas estruturas quando submetidas aos esforços reais. Alguns deles têm aplicação antes da finalização do projeto, enquanto outros têm seu uso posterior à fabricação, a fim de confirmar a solução proposta. Através deste trabalho buscam-se as aplicações dos métodos citados para o estudo de confiabilidade estrutural do subsistema de suspensão de um protótipo de FSAE (Apuama). Com o auxílio de análises por elementos finitos foi criado um modelo numérico computacional para a distribuição de esforços nos componentes. Posteriormente, esse modelo é comparado com as tensões adquiridas experimentalmente utilizando-se extensometria. Assim, é possível validar o modelo computacional proposto e verificar os pontos que requerem maior atenção no desenvolvimento de projetos futuros. Com base nos resultados, pretende-se ainda a confecção de um novo conjunto mais leve, otimizado e que atenda com mais sucesso aos requisitos no âmbito da competição de Fórmula SAE.
Abstract: Stress analysis in a project is a major factor for the optimal performance of a mechanical system. For such, countless methods were designed to compare the stress values obtained over calculations and theoretical formulations with those experienced by the structures when submitted to the real loads. Some of those methods are used before the completion of the project while others have their application afterwards, in order to validate the proposed solution. Through this work the methods mentioned before are applied to study the suspension subsystem of a Formula SAE prototype (Apuama). With the help of Finite Element Analysis are computational numerical model it is created for the distribution of loads in the components that will later be compared to the stresses acquired experimentally by extensometry. Thereby, it is possible then to validate the computational model and also verify the area that requires more focus in the development of future projects. All these data are intended to be applied in the manufacturing of a new, lighter, optimized set which will more satisfactorily fulfill the requirements present in the Formula SAE competition.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019.
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