Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26048
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LucasGabrielSousa_BrunoDavidMeloni_tcc.pdf6,87 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de metodologia preditiva para otimização da limpeza de trocadores de calor resfriado a água
Autor(es): Meloni, Bruno David Bevilaqua
Sousa, Lucas Gabriel Lopes de
Orientador(es): Pimenta, João Manoel Dias
Assunto: Ar condicionado
Conforto térmico
Resfriamento
Máquinas - manutenção e reparos
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 30-Nov-2020
Referência: MELONI, Bruno David Bevilaqua; SOUSA, Lucas Gabriel Lopes de. Proposta de metodologia preditiva para otimização da limpeza de trocadores de calor resfriado a água. 2019. xiii, 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A manutenção é elemento essencial para o pleno funcionamento de qualquer sistema mecânico. A aplicação de manutenção preditiva em chillers pode, além de elevar sua vida útil, ter o potencial de reduzir custos operacionais. Devido à grande parcela dos custos de uma empresa ser associado ao custo operacional de uma Central de Água Gelada, a troca da manutenção baseada no tempo para uma abordagem com ênfase em custos se demonstra de grande interesse. O presente trabalho busca desenvolver uma metodologia de identificação de falhas associadas a incrustação dos tubos do condensador de forma a otimizar a tomada de decisão para a parada do ativo.
Abstract: The key for any reliable mechanical system is maintenance. Predictive maintenance may increase chillers lifespan and have the potential to reduce operating costs. Given the large share of a company’s costs associated with the operating cost of a Water-Cooled Central, changing from time-based maintenance to a cost-focused approach might be beneficial. In this current report, a methodology is developed seeking to identify faults associated to fouling of condenser tubes in order to optimize decision making for asset shutdown.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.