Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26035
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JanaylaRebecaDaCostaAlmeida_tcc.pdf8,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Resolução nº 304/2017 : Procon Câmara Buritis - Minas Gerais : operacionalidade das sanções administrativas
Autor(es): Almeida, Janayla Rebeca da Costa de
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Consumidores
Defesa do consumidor
Administração municipal
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 27-Nov-2020
Referência: ALMEIDA, Janayla Rebeca da Costa de. Resolução nº 304/2017: Procon Câmara Buritis - Minas Gerais: operacionalidade das sanções administrativas. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Buritis - MG, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem por objeto estudar os direitos do consumidor, explorando a aplicabilidade do PROCON, órgão responsável pelo atendimento ao consumidor (pessoa física ou jurídica). O PROCON é um órgão do poder executivo municipal ou estadual destinado a proteção e defesa dos direitos e defesa dos consumidores, cumprindo as funções de acompanhamento e fiscalização das relações de consumo ocorridas entre fornecedores e consumidores. Dessa forma atua como instancia de instrução e julgamento no âmbito de sua competência da legislação complementar a partir de regular procedimentos administrativos, o PROCON tem poderes legais para convocar o fornecedor a comparecer em audiência com data e hora agendadas, tanto para tentar conciliar (realizar acordo), ou se for o caso, prosseguimento do processo administrativo. Tais penalidades também devem ser adotadas por decisões fundamentadas que levem em consideração não as penas que dispõe a lei, mais também aos fundamentos e doutrinas de orientações e decisões dos tribunais; fiscalizar e intervir no mercado quando ocorrente lesão ao consumidor e a ato de extrema relevância na medida que previne a ocorrência de novos danos ao consumidores. O programa Estadual de Proteção ao Consumidor de Minas Gerais foi criado em 1980, ainda assim não são todos os municípios do estado que contam com os préstimos de um PROCON municipal. O PROCON municipal é um projeto que atua na defesa do consumidor, desafogando dessa forma o judiciário, agilizando o atendimento e buscando resolver Delimitaremos ao estudo do PROCON CÂMARA de Buritis – Minas Gerais, criado recentemente pela Resolução nº 304/2017 em 08 de março de 2017, apesar de não totalmente aparelhado para o exercício do seu mister.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciências da Informação e Documentação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.