Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26020
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ViniciusLisboaDoNascimento_tcc.pdf27,59 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Chaveador RF para comunicação em banda Ku
Autor(es): Nascimento, Vinícius Lisboa do
Orientador(es): Rondineau, Sébastien Roland Marie Joseph
Assunto: Ondas eletromagnéticas
Microondas
Processamento de sinais - técnicas digitais
Data de apresentação: 4-Dez-2019
Data de publicação: 25-Nov-2020
Referência: NASCIMENTO, Vinícius Lisboa do. Chaveador RF para comunicação em banda Ku. 2019. 138 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este presente trabalho retrata o motivo e o desenvolvimento de um circuito chaveador na banda Ku que posteriormente, em uma parte futura do projeto, será usado como elemento de uma matriz de comutadores. Esta matriz futuramente fará parte de um sistema irradiante com lentes de Rotman e com um arranjo de antenas e também faz parte de um projeto de um transceptor móvel na banda Ku. O chaveador microondas e a matriz de chaveadores microondas foram projetados com diodos PIN em paralelo devido à necessidade de baixa perda de inserção, de um alto isolamento, de uma baixa perda de retorno e possivelmente de uma alta potência incidente. O circuito foi desenvolvido, simulado e fabricado em microfita sobre substrato. O chaveador não foi testado devido à defeitos cometidos por erros do fabricante durante o processo de fabricação.
Abstract: This paper describes the reason and the development of a switching circuit in the Ku band that later, in a future part of the project, will be used as an element of an array of switches. This array will in future be part of a radiating system with Rotman lenses and an array of antennas and is also part of a design of a mobile transceiver in the Ku band. The microwave switch and the microwave switch matrix were designed with PIN diodes in parallel because of the need for low insertion loss, high insulation, low return loss and possibly a high incident power. The circuit was developed, simulated and manufactured in microstrip on substrate. The switch was not tested due to defects caused by manufacturer errors during the manufacturing process.
Informações adicionais: Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.