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Título: Mapeamento de demandas em educação ambiental na Terra Indígena Santuário dos Pajés, Brasilia- DF
Autor(es): Silva, Jennifer July Andrade
Orientador(es): Holanda, Marianna Assunção Figueiredo
Assunto: Educação ambiental
Povos indígenas
Meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Preservação ambiental
Terra indígena
Distrito Federal (DF) - planejamento urbano
Data de apresentação: 6-Dez-2019
Data de publicação: 23-Nov-2020
Referência: SILVA, Jennifer July Andrade. Mapeamento de mandas em educação ambiental na Terra Indígena Santuário dos Pajés, Brasilia- DF. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)–Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: A constituição de 1988 garante a todos um ambiente equilibrado ecologicamente, para o uso comum de todos os cidadãos visando uma melhor qualidade de vida e protegendo e preservando o meio ambiente para as gerações futuras. Atualmente, aponta-se a necessidade de uma abordagem da questão socioambiental em diversos segmentos da sociedade, com especial atenção aos povos indígenas e comunidades tradicionais. Na condição de minorias étnicas com direitos territoriais originários, a educação ambiental indígena pode vir a ser um instrumento que, pensada desde seus aspectos socioculturais, podem promover contribuições importantes nas práticas de uma comunidade impactada pela redução e pressão territorial da cidade e dos não indígenas do entorno. O objetivo deste trabalho é mapear as demandas em educação ambiental na Terra Indígena Santuário dos Pajés, Brasília-DF, cuja ameaça à sua terra é complexa, principalmente pelos conflitos ocasionados pela construção do Setor Noroeste, ameaçando sua organização sóciocultural, a flora e fauna locais – contexto histórico que faz dessa comunidade um símbolo de resistência coletiva. Do ponto de vista metodológico e teórico buscamos dialogar com autores cujas ideias dialogavam com a minha investigação, como Brayner (2013), Buratto (2007) e Bavaresco (2014). O presente trabalho tem uma abordagem qualitativa, além da pesquisa bibliográfica e documental. Foi composto, ainda, por trabalho de campo, importantíssimo para as minhas reflexões, visto que foi através destes encontros que consegui enxergar os conflitos, a luta, a sabedoria e o quão a educação ambiental está presente no Santuário dos Pajés. O estudo apresenta as demandas do Santuário como criação do Plano de Gestão Territorial e Ambiental da Terra Indígena, além da reconstrução do Sistema Agroflorestal e do malocão, além das parcerias com centros de ensino públicos e privados.
Abstract: The 1988 constitution guarantees everyone an ecologically balanced environment for the common use of all citizens aiming at a better quality of life and protecting and preserving the environment for future generations. Currently, it is pointed out the need to approach the socio-environmental issue in several segments of society, with special attention to indigenous peoples and traditional communities. As indigenous ethnic minorities with indigenous territorial rights, indigenous environmental education can become an instrument that, thought from its socio-cultural aspects, can promote important contributions in the practices of a community impacted by the reduction and territorial pressure of the city and the non-indigenous environment. The objective of this work is to map the demands on environmental education in the Indigenous Land of the Pajés Sanctuary, Brasília-DF, whose threat to its land is complex, mainly due to the conflicts caused by the construction of the Northwest Sector, threatening its socio-cultural organization, local flora and fauna - historical context that makes this community a symbol of collective resistance. From a methodological and theoretical point of view, we sought to dialogue with authors whose ideas were in dialogue with my research, such as Brayner (2013), Buratto (2007) and Bavaresco (2014). The present work has a qualitative approach, besides bibliographical and documentary research. It was also composed by field work, which is very important for my reflections, since it was through these meetings that I was able to see conflicts, struggle, wisdom and how environmental education is present in the Shrine of the Pajés. The study presents the demands of the Sanctuary as the creation of the Territorial and Environmental Management Plan of the Indigenous Land, as well as the reconstruction of the Agroforestry System and the malocão, as well as partnerships with public and private schools.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
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