Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Holanda, Marianna Assunção Figueiredo | - |
dc.contributor.author | Silva, Jennifer July Andrade | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jennifer July Andrade. Mapeamento de mandas em educação ambiental na Terra Indígena Santuário dos Pajés, Brasilia- DF. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)–Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A constituição de 1988 garante a todos um ambiente equilibrado
ecologicamente, para o uso comum de todos os cidadãos visando uma melhor
qualidade de vida e protegendo e preservando o meio ambiente para as
gerações futuras. Atualmente, aponta-se a necessidade de uma abordagem da
questão socioambiental em diversos segmentos da sociedade, com especial
atenção aos povos indígenas e comunidades tradicionais. Na condição de
minorias étnicas com direitos territoriais originários, a educação ambiental
indígena pode vir a ser um instrumento que, pensada desde seus aspectos
socioculturais, podem promover contribuições importantes nas práticas de uma
comunidade impactada pela redução e pressão territorial da cidade e dos não
indígenas do entorno. O objetivo deste trabalho é mapear as demandas em
educação ambiental na Terra Indígena Santuário dos Pajés, Brasília-DF, cuja
ameaça à sua terra é complexa, principalmente pelos conflitos ocasionados
pela construção do Setor Noroeste, ameaçando sua organização sóciocultural,
a flora e fauna locais – contexto histórico que faz dessa comunidade um
símbolo de resistência coletiva. Do ponto de vista metodológico e teórico
buscamos dialogar com autores cujas ideias dialogavam com a minha
investigação, como Brayner (2013), Buratto (2007) e Bavaresco (2014). O
presente trabalho tem uma abordagem qualitativa, além da pesquisa
bibliográfica e documental. Foi composto, ainda, por trabalho de campo,
importantíssimo para as minhas reflexões, visto que foi através destes
encontros que consegui enxergar os conflitos, a luta, a sabedoria e o quão a
educação ambiental está presente no Santuário dos Pajés. O estudo apresenta
as demandas do Santuário como criação do Plano de Gestão Territorial e
Ambiental da Terra Indígena, além da reconstrução do Sistema Agroflorestal e
do malocão, além das parcerias com centros de ensino públicos e privados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Meio ambiente e desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Preservação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Terra indígena | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - planejamento urbano | pt_BR |
dc.title | Mapeamento de demandas em educação ambiental na Terra Indígena Santuário dos Pajés, Brasilia- DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T18:24:56Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T18:24:56Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26001 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The 1988 constitution guarantees everyone an ecologically balanced
environment for the common use of all citizens aiming at a better quality of life
and protecting and preserving the environment for future generations. Currently,
it is pointed out the need to approach the socio-environmental issue in several
segments of society, with special attention to indigenous peoples and traditional
communities. As indigenous ethnic minorities with indigenous territorial rights,
indigenous environmental education can become an instrument that, thought
from its socio-cultural aspects, can promote important contributions in the
practices of a community impacted by the reduction and territorial pressure of
the city and the non-indigenous environment. The objective of this work is to
map the demands on environmental education in the Indigenous Land of the
Pajés Sanctuary, Brasília-DF, whose threat to its land is complex, mainly due to
the conflicts caused by the construction of the Northwest Sector, threatening its
socio-cultural organization, local flora and fauna - historical context that makes
this community a symbol of collective resistance. From a methodological and
theoretical point of view, we sought to dialogue with authors whose ideas were
in dialogue with my research, such as Brayner (2013), Buratto (2007) and
Bavaresco (2014). The present work has a qualitative approach, besides
bibliographical and documentary research. It was also composed by field work,
which is very important for my reflections, since it was through these meetings
that I was able to see conflicts, struggle, wisdom and how environmental
education is present in the Shrine of the Pajés. The study presents the
demands of the Sanctuary as the creation of the Territorial and Environmental
Management Plan of the Indigenous Land, as well as the reconstruction of the
Agroforestry System and the malocão, as well as partnerships with public and
private schools. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão Ambiental
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