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Título: Crise hídrica e a pedagogia da escassez : lições aprendidas com a experiência de restrição de abastecimento em Planaltina-DF
Autor(es): Lima, Natália Soares Alarcão
Orientador(es): Layrargues, Philippe Pomier
Assunto: Crise hídrica
Abastecimento de água
Água - consumo
Data de apresentação: 7-Set-2019
Data de publicação: 23-Nov-2020
Referência: LIMA, Natália Soares Alarcão. Crise hídrica e a pedagogia da escassez: lições aprendidas com a experiência de restrição de abastecimento em Planaltina-DF. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)–Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral diagnosticar os aprendizados obtidos pelos moradores da cidade de Planaltina-DF diante da experiência de uma restrição no uso dos recursos hídricos em suas respectivas residências, justamente para recuperar a capacidade dos corpos hídricos que abastecem a região, ocasionada pela escassez hídrica que se instalou no Distrito Federal nos anos de 2016 e 2017. Como objetivos específicos temos a classificação dos aprendizados em transitórios ou duradouros e a identificação da natureza de tais aprendizados. O estudo em voga buscou responder a seguinte questão problematizadora: Quais foram os aprendizados dos trinta moradores da cidade de Planaltina-DF que responderam o questionário que tratava sobre a experiência de restrição de abastecimento de água em suas residências? Para responder ao questionamento supracitado, a metodologia utilizada foi a quanti-qualitativa por meio da aplicação de questionários exploratórios com perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostraram que os moradores da cidade tiveram alguns aprendizados com a natureza de valores duradouros relacionados à importância do consumo consciente de água e seu não desperdício em forma de conscientização coletiva. E transitórios onde as práticas de reuso e o aproveitamento da água da chuva só foram realizados durante o período de escassez.
Abstract: The present study has as general objective to diagnose the obtained learning by the residents of the city of Planaltina-DF in the face of the experience of a restriction in the use of water resources in their respective residences, precisely to recover the capacity of the water bodies that supply the region, caused by water crisis that settled in the Federal District in the years 2016 and 2017. And as specific objectives, classify learning as transient or lasting and identify the nature of such learning. The current study sought to answer the following problematizing question: What were the apprentices of the residents of the city of Planaltina-DF with the experience of restricting water supply in their homes? In order to respond to the aforementioned questioning, the quantitative-qualitative methodology was applied through the application of exploratory questionnaires with open and closed questions. The results showed that city dwellers had some learning of the nature of related values regarding the importance of conscious water consumption and its non-waste in the form of collective and lasting awareness. Not seeing the importance of the reuse and use of rainwater.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
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