Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Layrargues, Philippe Pomier | - |
dc.contributor.author | Lima, Natália Soares Alarcão | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Natália Soares Alarcão. Crise hídrica e a pedagogia da escassez: lições aprendidas com a experiência de restrição de abastecimento em Planaltina-DF. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)–Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019 | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo geral diagnosticar os aprendizados obtidos
pelos moradores da cidade de Planaltina-DF diante da experiência de uma restrição
no uso dos recursos hídricos em suas respectivas residências, justamente para
recuperar a capacidade dos corpos hídricos que abastecem a região, ocasionada
pela escassez hídrica que se instalou no Distrito Federal nos anos de 2016 e 2017.
Como objetivos específicos temos a classificação dos aprendizados em transitórios
ou duradouros e a identificação da natureza de tais aprendizados. O estudo em voga
buscou responder a seguinte questão problematizadora: Quais foram os
aprendizados dos trinta moradores da cidade de Planaltina-DF que responderam o
questionário que tratava sobre a experiência de restrição de abastecimento de água
em suas residências? Para responder ao questionamento supracitado, a
metodologia utilizada foi a quanti-qualitativa por meio da aplicação de questionários
exploratórios com perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostraram que os
moradores da cidade tiveram alguns aprendizados com a natureza de valores
duradouros relacionados à importância do consumo consciente de água e seu não
desperdício em forma de conscientização coletiva. E transitórios onde as práticas de
reuso e o aproveitamento da água da chuva só foram realizados durante o período
de escassez. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crise hídrica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Abastecimento de água | pt_BR |
dc.subject.keyword | Água - consumo | pt_BR |
dc.title | Crise hídrica e a pedagogia da escassez : lições aprendidas com a experiência de restrição de abastecimento em Planaltina-DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T18:11:00Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T18:11:00Z | - |
dc.date.submitted | 2019-09-07 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25998 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study has as general objective to diagnose the obtained learning by the
residents of the city of Planaltina-DF in the face of the experience of a restriction in
the use of water resources in their respective residences, precisely to recover the
capacity of the water bodies that supply the region, caused by water crisis that
settled in the Federal District in the years 2016 and 2017. And as specific objectives,
classify learning as transient or lasting and identify the nature of such learning. The
current study sought to answer the following problematizing question: What were the
apprentices of the residents of the city of Planaltina-DF with the experience of
restricting water supply in their homes? In order to respond to the aforementioned
questioning, the quantitative-qualitative methodology was applied through the
application of exploratory questionnaires with open and closed questions. The results
showed that city dwellers had some learning of the nature of related values regarding
the importance of conscious water consumption and its non-waste in the form of
collective and lasting awareness. Not seeing the importance of the reuse and use of
rainwater. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão Ambiental
|