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Título: O sentido político-pedagógico das políticas públicas de educação ambiental e resíduos sólidos no Distrito Federal : entre a reciclagem e a obsolescência planejada
Autor(es): Reis, Paulo Vinicius Nascimento
Orientador(es): Layrargues, Philippe Pomier
Assunto: Educação ambiental
Reciclagem
Resíduos sólidos
Coleta seletiva de lixo
Data de apresentação: 15-Jul-2019
Data de publicação: 23-Nov-2020
Referência: REIS, Paulo Vinicius Nascimento. O sentido político-pedagógico das políticas públicas de educação ambiental e resíduos sólidos no Distrito Federal: entre a reciclagem e a obsolescência planejada. 2019. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)–Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: O objetivo é de analisar se os Programas de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos desenvolvidos pelo Governo do Distrito Federal contemplam a problemática da Obsolescência Planejada como a engrenagem central do desperdício na sociedade de consumo, ultrapassando a abordagem convencional da Educação Ambiental e Resíduos Sólidos, sempre focados de modo reducionista na fase final do ciclo de vida do produto, a coleta seletiva e a reciclagem. Foram analisados programas e campanhas de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio Ambiente e do Serviço de Limpeza Urbana, bem como foi entrevistadoum gestor responsável por esses programas e feito um questionário aberto com perguntas centradas na temática de Educação ambiental voltada aos resíduos sólidos; e verificamos a ausência da reflexão pedagógica sobre a Obsolescência Planejada, pois tal fenômeno é desconhecido e parece haver um ocultamento sobre a questão da Obsolescência Planejada, que permanece nas sombras dos holofotes dirigidos à reciclagem.Todo um novo universo de questões que giram em torno da Obsolescência Planejada vão poder emergir a partir do momento em que esse ocultamento for revelado e posto a público. Deste modo, discutimos os sentidos político-pedagógicos que pavimentam a política pública do Distrito Federal em relação à Educação Ambiental e Resíduos Sólidos.
Abstract: In the proposed work, the objective is to analyze whether the Environmental Education and Solid Waste Programs developed by the Government of the Federal District consider the problem of Planned Obsolescence as the central gear of waste in the consumer society, going beyond the conventional approach of Environmental Education and Waste Solid, always focused reductionist in the final phase of the product life cycle, selective collection and recycling. Programs and campaigns of Environmental Education and Solid Waste were analyzed from the Environment Department and the Urban Cleaning Service, as well as the managers responsible for these programs were interviewed; and we observed the absence of pedagogical reflection on Planned Obsolescence, since such phenomenon is unknown and there seems to be a concealment on the issue of Planned Obsolescence, which remains in the shadows of the searchlight directed to recycling. A whole new universe of issues that revolve around Planned Obsolescence will be able to emerge from the moment this concealment is revealed and made public. In this way, we discuss the political-pedagogical meanings that paved the public policy of the Federal District in relation to Environmental Education and Solid Waste.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
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