Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Layrargues, Philippe Pomier | - |
dc.contributor.author | Reis, Paulo Vinicius Nascimento | - |
dc.identifier.citation | REIS, Paulo Vinicius Nascimento. O sentido político-pedagógico das políticas públicas de educação ambiental e resíduos sólidos no Distrito Federal: entre a reciclagem e a obsolescência planejada. 2019. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)–Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo é de analisar se os Programas de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos
desenvolvidos pelo Governo do Distrito Federal contemplam a problemática da
Obsolescência Planejada como a engrenagem central do desperdício na sociedade de
consumo, ultrapassando a abordagem convencional da Educação Ambiental e Resíduos
Sólidos, sempre focados de modo reducionista na fase final do ciclo de vida do produto, a
coleta seletiva e a reciclagem. Foram analisados programas e campanhas de Educação
Ambiental e Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio Ambiente e do Serviço de Limpeza
Urbana, bem como foi entrevistadoum gestor responsável por esses programas e feito um
questionário aberto com perguntas centradas na temática de Educação ambiental voltada aos
resíduos sólidos; e verificamos a ausência da reflexão pedagógica sobre a Obsolescência
Planejada, pois tal fenômeno é desconhecido e parece haver um ocultamento sobre a questão
da Obsolescência Planejada, que permanece nas sombras dos holofotes dirigidos à
reciclagem.Todo um novo universo de questões que giram em torno da Obsolescência
Planejada vão poder emergir a partir do momento em que esse ocultamento for revelado e
posto a público. Deste modo, discutimos os sentidos político-pedagógicos que pavimentam a
política pública do Distrito Federal em relação à Educação Ambiental e Resíduos Sólidos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reciclagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coleta seletiva de lixo | pt_BR |
dc.title | O sentido político-pedagógico das políticas públicas de educação ambiental e resíduos sólidos no Distrito Federal : entre a reciclagem e a obsolescência planejada | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T18:09:45Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T18:09:45Z | - |
dc.date.submitted | 2019-07-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25997 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the proposed work, the objective is to analyze whether the Environmental
Education and Solid Waste Programs developed by the Government of the Federal District
consider the problem of Planned Obsolescence as the central gear of waste in the consumer
society, going beyond the conventional approach of Environmental Education and Waste
Solid, always focused reductionist in the final phase of the product life cycle, selective
collection and recycling. Programs and campaigns of Environmental Education and Solid
Waste were analyzed from the Environment Department and the Urban Cleaning Service, as
well as the managers responsible for these programs were interviewed; and we observed the
absence of pedagogical reflection on Planned Obsolescence, since such phenomenon is
unknown and there seems to be a concealment on the issue of Planned Obsolescence, which
remains in the shadows of the searchlight directed to recycling. A whole new universe of
issues that revolve around Planned Obsolescence will be able to emerge from the moment this
concealment is revealed and made public. In this way, we discuss the political-pedagogical
meanings that paved the public policy of the Federal District in relation to Environmental
Education and Solid Waste. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão Ambiental
|