Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25970
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_EliabeDinizOliveira_tcc.pdf401,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os portais da transparência dos municípios goianos mais populosos : um estudo sobre controle social
Autor(es): Oliveira, Eliabe Diniz
Orientador(es): Gomes, Ricardo Corrêa
Assunto: Transparência pública
Accountability
Portal da Transparência
Controle social
Administração municipal
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 20-Nov-2020
Referência: OLIVEIRA, Eliabe Diniz. Os portais da transparência dos municípios goianos mais populosos: um estudo sobre controle social. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Anápolis - GO, 2019.
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a funcionalidade e disposição de informações, nos portais da transparência dos 22 municípios goianos mais populosos segundo estimativas do IBGE para 2018. O estudo analisou os portais do ponto de vista da facilitação e fortalecimento da participação e controle social. Para tanto, após revisar a literatura por meio de uma pesquisa bibliográfica baseada em fontes que abordam o tema, foi aplicado um questionário adaptado de Sales (2012) composto de 40 questões. As respostas identificam o cumprimento dos itens em cada uma das 05 categorias (confiabilidade das informações; acessibilidade/navegação; informações básicas; controle social; e interatividade/participação). Foram utilizadas 26 questões sem alterações do estudo original de Sales (2012), 05 adaptadas para o âmbito municipal e 09 criadas pelo autor do presente estudo totalizando as 40 questões já citadas. A coleta de dados, através de visitas aos portais de transparência, foi realizada nos dias 22 a 26 de março de 2019. Os resultados apontam as lacunas de cada portal, destacando a falta ou falha de ferramentas essenciais para a disponibilização de informações que possibilitam o desempenho do controle e participação social. Conclui-se que os portais da transparência dos municípios são espaços limitados ao cumprimento da legislação, com interatividade maçante, sem incentivos e facilidades para atingirem o propósito de participação social na gestão pública.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.