Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25961
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CristinaGazzi_tcc.pdf457,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos pareceres prévios do Tribunal de Contas de Santa Catarina : estudo de caso da gestão do município de São Miguel do Oeste (SC)
Autor(es): Gazzi, Cristina
Orientador(es): Freire, Fátima de Souza
Assunto: Transparência pública
Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC)
Administração municipal
Corrupção
Data de apresentação: 28-Mai-2019
Data de publicação: 18-Nov-2020
Referência: GAZZI, Cristina. Análise dos pareceres prévios do Tribunal de Contas de Santa Catarina : estudo de caso da gestão do município de São Miguel do Oeste (SC). 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, marcou o início da democracia no Brasil, momento no qual a corrupção se põe como um obstáculo, em virtude de estar em desacordo com os novos princípios democráticos que regem o país. O objetivo da presente pesquisa é averiguar aplicabilidade da accountability pelos gestores públicos, no Município de São Miguel do Oeste (SC), mediante a análise dos Pareceres Prévios do Tribunal de Contas de Santa Catarina, nos exercícios de 2015, 2016 e 2017. A abordagem utilizada para esta pesquisa é do tipo qualitativa e descritiva. A coleta dos dados é realizada através de pesquisa documental, mais precisamente dados dos Pareceres Prévios do Tribunal de Contas de Santa Catarina. O Tribunal de Contas exerce o controle externo nos Municípios. Assim, desenvolve-se a análise dos Pareceres Prévios do Tribunal de Contas de Santa Catarina, referente aos exercícios de 2015, 2016 e 2017 do município de São Miguel do Oeste (SC) quanto à aplicabilidade da transparência pelos Prefeitos, no Município. Da análise constataram-se apenas irregularidades, no que se refere à transparência na gestão pública, no exercício de 2015. Depois de constatada a irregularidade o Tribunal de Contas emitiu recomendação para de imediato cumprir a legislação. Em seguida, nos exercícios de 2016 e 2017 a irregularidade foi sanada. Nos exercícios de 2015, 2016 e 2017 os Pareceres Prévios foram pela aprovação das contas, com algumas recomendações. Por fim, concluiu-se pela aplicabilidade da accountability pelos prefeitos, nos exercícios 2016 e 2017, após interferência do Controle Externo, do Tribunal de Contas de Santa Catarina.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.