Título: | Estudo de caso sobre o Programa Nacional de Alimentação no DF e entorno : dificuldades, desafios, potencialidades e facilidades |
Autor(es): | Jesus, Laís Siqueira de |
Orientador(es): | Diniz, Janaína Deane de Abreu Sá |
Assunto: | Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) Segurança alimentar Agricultura familiar Alimentação escolar Merenda escolar |
Data de apresentação: | 2-Jul-2018 |
Data de publicação: | 9-Nov-2020 |
Referência: | JESUS, Laís Siqueira de. Estudo de caso sobre o Programa Nacional de Alimentação no DF e entorno: dificuldades, desafios, potencialidades e facilidades. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este estudo de caso apresenta a análise do Programa Nacional de Alimentação Escolar
(PNAE), com o intuito de identificar os entraves e dificuldades existentes no programa,
além dos benefícios, facilidades e potencialidades. Nesse sentido, buscou-se fazer uma
revisão de literatura pautada no histórico e descrição da criação do programa até os dias
atuais, além de uma contextualização da agricultura familiar com o PNAE no âmbito
das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional. Por fim utilizou-se de literaturas
que fundamentam as questões apresentadas a respeito de possíveis obstáculos na
execução do programa e de benefícios que foram gerados através dele. O trabalho é um
estudo de caso a respeito do PNAE. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa
descritiva, sendo que se utilizou de técnicas de pesquisa bibliográfica e entrevistas
semiestruturas para a obtenção dos resultados. As entrevistas foram feitas em duas
cooperativas, na Emater-DF, em órgãos estaduais e municipais que gerenciam o
programa e em uma escola estadual de Goiás. Através dos relatos dos entrevistados,
percebeu-se que os maiores obstáculos do PNAE são a burocracia e a logística de
entregas, atrelado ao fato de que o limite da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP),
e o valor dos recursos é uma limitação do ponto de vista da maioria dos entrevistados,
pois é considerado baixo. Houve também o relato de falhas na execução do programa no
processo licitatório e de chamada pública, pois observou-se que em alguns locais tem-se
tomado como critério de seleção o “menor preço”, o que não está de acordo com a
legislação do PNAE. Através desta análise percebeu-se que o PNAE tem um grande
potencial e favorece a todos os envolvidos, mas ainda é necessário que os envolvidos no
programa trabalhem em conjunto para solucionar os entraves existentes. |
Abstract: | This case study presents the analysis of the National School Feeding Program (PNAE),
in order to identify the obstacles and difficulties in the program, besides the benefits,
facilities and potentialities. In that way, a literature review was based on the history
and description of the creation of the program until nowadays, and a contextualization
of the family farmers with the PNAE in the scope of the Food and Nutritional Security.
At the end a literature that underlies the questions raised about the possible obstacles in
the implementation of the program, as well as the benefits that have been generated
through it. The present study is a case study about the PNAE. It consists in a descriptive
qualitative research, where were used techniques of bibliographic searches and semi-
structured interviews to obtain the results. The interviews were carried out in two
cooperatives, at Emater-DF, in state and municipal agencies that manage the program
and in a public school in the state of Goiás. Through the interviews, it was possible
identify that the biggest obstacles of the PNAE are the bureaucracy and the logistics of
deliveries, associated with the fact that the value of DAP, and the value of resources it’s
a limitation and it’s considered low from the point of view of the majority of
interviewed. There were reports about failures in the program execution and in the
bidding process and public calls. It was observed that in some places the "lowest price"
has been chosen as selection criteria which is not in accordance with the PNAE
legislation. Through this analysis it was possible to identify that the PNAE has great
potential and benefits all people involved, but it is still necessary that those involved in
the program work together to solve the existing obstacles. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.